_Cultura

Pouco antes de morrer, Elizabeth 2ª condecorou compositor de “Star Wars” e “Jurassic Park”

John Williams foi uma das últimas pessoas a receber uma homenagem especial da rainha. Compositor se une uma lista que conta com Steven Spielberg, Angelina Jolie e Bob Hope

John Williams

John Williams, compositor de clássicos como “Jurassic Park” e “Star Wars”, foi uma das últimas pessoas condecoradas pela Rainha Elizabeth 2ª. Atualmente com 90 anos, ele é um dos compositores de cinema mais produtivos de todos os tempos, tendo criado trilhas sonoras para mais de 75 filmes desde 1960.

Segundo a imprensa britânica, isso motivou que o compositor recebesse um título de cavaleiro honorário. Foi um dos atos finais da Rainha Elizabeth antes de sua morte, no início deste mês.

Segundo o Daily Mail, Williams foi reconhecido por seus serviços à música cinematográfica, e um dos estrangeiros que fizeram uma “contribuição excepcional” para o Reino Unido.

A lista recém-atualizada de prêmios honorários para estrangeiros também inclui o ex-CEO da Disney, Bob Iger, por serviços às relações entre o Reino Unido e EUA. Outros nomes que já ganharam este prêmio incluem Steven Spielberg, Angelina Jolie e Bob Hope.

Embora a rainha tenha falecido e não possa conceder o prêmio diretamente a Williams, o compositor será para sempre lembrado pela homenagem.

Williams compôs música para “Guerra das Estrelas”, “E.T. o Extraterrestre”, “A Lista de Schlinder”, “Salvando o Soldado Ryan” e “Indiana Jones”. Além desses, ele também assina as canções dos dois primeiros “Esqueceram de Mim”, e os filmes dos três primeiros filmes de “Harry Potter”, só para citar alguns.

Ele tem 25 Grammys e cinco Oscars em seu nome, sua “Star Wars: A trilha sonora” faz parte do Registro Nacional de Gravações da Biblioteca do Congresso dos EUA, e em 2014 recebeu o Kennedy Center Honors.

A premiação da Rainha Elizabeth 2ª acontece em um momento em que Williams pode estar se aproximando da aposentadoria, com o compositor recentemente insinuando que “Indiana Jones 5” do próximo ano pode ser sua última trilha sonora.

Sair da versão mobile