_Ciência

Previsão da semana: onda de calor continua e temperaturas podem até aumentar

Pancadas de chuva atingem especialmente o Sul do Brasil, mas chegam também às outras regiões; calor segue forte durante a semana

Previsão da semana: onda de calor continua e temperaturas podem até aumentar

Imagem: Wikimedia Commons/ Reprodução

Os efeitos da onda de calor que atinge o Brasil foram sentidos em todas as regiões do país durante o final de semana. Em geral, 11 estados brasileiros tiveram temperaturas acima dos 40ºC. E o calor deve permanecer durante os próximos dias. Confira abaixo.

Os estados especialmente afetados foram Mato Grosso do Sul e São Paulo, que tiveram cidades com temperaturas de 42,1ºC e 43,5ºC, respectivamente. No Piauí, as máximas bateram em 41,5ºC em Oeiras.

O calor segue beirando os 40ºC 

Os mesmos estados que alcançaram 40ºC no final de semana enfrentarão altas temperaturas até a próxima quarta-feira (27), pelo menos. 

Segundo a MetSul Meteorologia, as máximas devem se elevar, ficando entre 42ºC a 44ºC no Mato Grosso do Sul e no interior de São Paulo. Na capital paulista, o calor recua um pouco na segunda-feira (25), mas volta ao patamar do fim de semana já na terça (26).

Enquanto isso, estados como Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro devem enfrentar intensificação do que passaram nos últimos dias. Belo Horizonte pode atingir temperaturas entre 38ºC a 40ºC durante a terça e a quarta-feira. 

Se isso acontecer, a capital mineira deve bater o recorde de temperatura máxima, que hoje é de 38,4ºC. Além de BH, diversas cidades de Minas Gerais vão passar dos 40ºC.

O padrão é o mesmo no Rio de Janeiro. De acordo com a MetSul, é possível que algumas cidades fluminenses batam máximas de 43ºC a 45ºC na quarta-feira (27).

Pancadas de chuva

Já nos três estados da região Sul, a última semana de setembro será de tempo instável e chuva, o que tem acontecido há semanas no Rio Grande do Sul.

Por fim, a água volta a cair no final da semana no Centro-Oeste, no Sudeste, no Norte e apenas no litoral do Nordeste.

Sair da versão mobile