_Marte

Esta é a primeira imagem tirada pela missão InSight na superfície de Marte

Depois de uma jornada de seis meses e de uma emocionante sequência de pouso, o aterrissador InSight, da NASA, já enviou sua primeira imagem da superfície de Marte. A imagem exibida na transmissão da NASA mostra a poeira sujando a câmera da InSight, além do que parece ser o horizonte marciano. • Elon Musk nega que […]

NASA

Depois de uma jornada de seis meses e de uma emocionante sequência de pouso, o aterrissador InSight, da NASA, já enviou sua primeira imagem da superfície de Marte.

A imagem exibida na transmissão da NASA mostra a poeira sujando a câmera da InSight, além do que parece ser o horizonte marciano.

• Elon Musk nega que colônia da SpaceX em Marte será “saída de emergência” para os ricos

A missão InSight voou para Marte carregando três instrumentos científicos, um para medir o calor saindo do planeta, um sismógrafo e uma antena de rádio, medindo a posição do polo norte de Marte. Ela implantou com sucesso seus paraquedas, disparou seus propulsores e pousou nesta segunda-feira (26), às 16h54, horário de Brasília, acompanhada por um par de satélites CubeSats que transmitiam os dados de volta à Terra. Às 17h01, a InSight fez um ping com a Terra diretamente.

Não ficou claro se a sonda retornaria imediatamente uma imagem, conforme ela tocava a superfície e esperava que a poeira se assentasse. Mas, para coroar um pouso impecável, a sonda enviou com sucesso a foto, para o aplauso dos cientistas da NASA.

Laboratório de Propulsão a Jato da NASA depois que a InSight enviou sua primeira imagem. Captura de tela: NASA TV

A câmera que enviou a imagem será usada para descobrir onde os braços robóticos da InSight posicionarão os instrumentos da sonda. O pouso da InSight foi um sucesso — agora começa o trabalho científico.

Sair da versão mobile