Hoje é Dia da Mentira, e diversas empresas aproveitaram para pregar peças que vão do absurdo ao sensacional. Com a ajuda dos nossos colegas do Lifehacker, reunimos as principais pegadinhas deste ano espalhadas pela internet.

Como o Primeiro de Abril tem muitas pegadinhas, vamos atualizar este post durante o dia. Se você encontrou alguma que não está na lista, coloque nos comentários.



Relembre as pegadinhas de Primeiro de Abril feitas nos anos anteriores: 20152014, 20132012 e 2011.

No Google

primeiro abril 2016 (2)

Gmail Mic Drop: vamos começar pelo desastre. A pegadinha do Gmail envolvia um botão “Enviar + Mic Drop”, que inseria um GIF de um dos Minions jogando um microfone no chão e indo embora.

Só que muita gente acabou clicando nesse botão por acidente – ele substituiu a opção “Enviar e arquivar” – e mandou um GIF dos Minions em e-mails profissionais. Uma pessoa nos fóruns do Google até disse que foi demitida por causa disso. (Espero que essa seja outra pegadinha de 1° de Abril.)

Em comunicado, o Google diz: “devido a um bug, o recurso Mic Drop inadvertidamente causou mais dores de cabeça do que risos. Estamos verdadeiramente arrependidos. O recurso foi desligado. Se você ainda está vendo, por favor, recarregue sua página do Gmail”.

YouTube SnoopaVision (Beta): este recurso converte vídeos para aparecerem em 360 graus acompanhados por Snoop Dogg. Você verá que diversos vídeos ganharam um botão “Assistir em Snoopavision”, mas ele só funciona nos vídeos desta lista.

Teclado físico em japonês: o Google Japão “criou” um teclado em hiragana chamado Furikku. Sim, Furikku.

Busca no Google Fotos com emoji: a inteligência artificial do Google consegue identificar objetos, animais e pessoas nas fotos, e agora é possível realizar buscas usando um emoji de cachorro, por exemplo, em vez de digitar c-a-c-h-o-r-r-o. É sério: isso funciona mesmo!

Preparando apps para o espaço: o blog Android Developers mostra como o jornal britânico The Guardian adaptou seu app para ser usado por astronautas fora da Terra. Tem até um guia do Material Design voltado para gravidade zero!

Groovy Maps: as pegadinhas do Google Maps costumam ser as melhores (desafio Pokémon! Pac-Maps!). Este ano, fiquei desapontado. Se você for em maps.google.com, verá o alerta “Visite a Funky Town no aplicativo”. Isso só faz aparecer um vídeo do Pegman (o bonequinho do Street View) dançando no seu celular ao estilo dos anos 70/80.

primeiro abril 2016 (1)

Google Fiber teletransporta usuários: o Google Fiber oferece internet de 1 Gbps em algumas cidades dos EUA, e agora quer entregar velocidades altas o bastante para permitir teletransporte.

bsd_teleport_6 (2)

Google Cardboard Plastic: um dispositivo transparente que você coloca no rosto para ver a realidade real.

Smart Reply do Inbox com emoji: com o Smart Reply, a rede neural do Google analisa e-mails no Inbox para sugerir respostas curtas, que você pode enviar com dois toques. Nessa pegadinha, você pode responder com emoji também.

primeiro abril 2016 (2)

ThinkGeek

Máquina de ruído branco de Star Trek: não consegue dormir? O zumbido suave do motor de dobra em uma nave estelar talvez ajude. Este gerador de ruído branco pode recriar os sons de cinco espaçonaves diferentes de Star Trek, e ainda projeta um campo de estrelas se movendo no teto do seu quarto. Isto bem que poderia ser real, hein?

Magic: The Gathering – Travel Edition: uma versão miniaturizada das cartas de Magic que cabem na sua carteira.

primeiro abril 2016 (7)

baRPG Dungeon Crawl: este RPG simula uma ida a diferentes bares na mesma noite. Os bares são imaginários, mas as bebidas alcóolicas são reais.

primeiro abril 2016 (1)

VR Sensory Immersion Generator: a realidade virtual se aproxima do 4D com uma máquina que solta aromas, cria névoa e espirra água em você.

Interruptor inútil: você liga a luz e ele a desliga. Inspirado neste projeto artístico.

primeiro abril 2016 (1)

Foguete da SpaceX com Coca-Cola e Mentos: um truque popular há dez anos, aliado a uma empresa popular hoje.

primeiro abril 2016 (8)

Enfeite de jardim de Attack on Titan: uma estátua com 8 m de altura para irritar e assustar seus vizinhos.

primeiro abril 2016 (2)

E mais

Galaxy S8… mas já?: a Samsung não perde tempo, mesmo.

Something big is coming tomorrow. #TheNextGalaxy

Uma foto publicada por Samsung Mobile (@samsungmobile) em

Reddit: cada subreddit recebeu uma mudança diferente. O fórum do Android ganhou o visual do XDA Developers, enquanto o r/Brasil proibiu notícias de política – então usuários estão postando receitas culinárias para disfarçar a “censura” (tal qual a imprensa fazia). A lista completa de pegadinhas do Reddit está aqui.

primeiro abril 2016 (6)

AMD Radeon R9 Micro: uma placa de vídeo miniaturizada com apenas 4 cm de comprimento que se conecta por USB 3.0 e traz 16TPS em gráficos.

12909680_988248007925460_2922958679593795379_o

Razer Project BreadWinner: a fabricante de gadgets para gamers criou uma torradeira para fornecer “a fonte de combustível número 1 para jogadores em todo o mundo – torradas”. Confira o vídeo aqui.

breadwinner_06

Imgur for Pets: você se diverte vendo fotos de gatos e cachorros na internet – e agora é a vez deles.

Wow.

Travesseiro da Duolingo: torne-se fluente em um idioma após uma noite de sono!

primeiro abril 2016 (3)

DeviantArt ArtStroke: um monitor fitness para desenhistas.

primeiro abril 2016 (9)

Tesla Model W: um relógio inteligente da fabricante de carros futuristas.

primeiro abril 2016 (5)
Atualizado às 11h47