Ciência

Primeiro salmão impresso em 3D do mundo está chegando ao mercado

Empresa austríaca faz impressão em 3D de peixe vegano, feito à base de proteínas de fungos; produto já está nos mercados europeus
Imagem: Revo Foods/ Reprodução

A startup de tecnologia alimentar Revo Foods anunciou esta semana que seu filé de peixe vegano está chegando às prateleiras europeias. Ele é feito por impressão em 3D e tem aparência de um salmão, peixe que foi inspiração do produto.

Este é o primeiro alimento criado por impressão em 3D a ser comercializado. Para a empresa, o lançamento do “The Filet” representa um momento em que alimentos impressos em 3D estão prontos para produção em volumes industriais. 

Conheça o peixe de impressão em 3D

O Filet tem como base micoproteínas, que são proteínas feitas a partir de fungos. Pela própria característica do tipo de fungo utilizado, o produto final apresenta uma textura semelhante à carne.

Além desse, apenas mais 12 ingredientes compõem o peixe de impressão em 3D. Entre eles, há proteínas de ervilha, óleos vegetais e extratos de algas. 

De acordo com informações da Revo, o produto também possui alto teor de proteínas e ômega-3. E, graças aos seus ingredientes à base de fungos e plantas, o Filet também tem uma vida útil de três semanas, um aumento considerável em relação aos produtos comuns de salmão.

Veja abaixo o vídeo de divulgação da empresa para o peixe criado em impressão em 3D.

Uma alternativa à alimentação com animais

Segundo a empresa austríaca, mesmo com a perda de recifes de coral e o aumento dos níveis de toxinas e microplásticos contaminando peixes, a demanda do consumidor por frutos do mar disparou nas últimas décadas. 

Por isso, ela acredita que seu produto possa ser “uma solução promissora para fornecer aos consumidores alternativas sustentáveis que não contribuam para a sobrepesca”.

Agora, o peixe feito por impressão em 3D está disponível apenas para os mercados europeus. No entanto, a empresa diz que está trabalhando ativamente para expandir sua disponibilidade em todo o mundo.

Em geral, a estimativa é chegar aos Estados Unidos até 2025. Além disso, se o lançamento fizer sucesso, é provável que o salmão vegano seja apenas o primeiro de muitos outros produtos comestíveis impressos em 3D que em breve chegarão ao mercado.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas