Antes do Apple Watch, do Android Wear, e mesmo décadas antes do MSN Direct e do relógio Microsoft SPOT, a HP lançou o HP-01. O dispositivo representou um salto quântico na área de aparelhos vestíveis e, sem sombra de dúvidas, foi o primeiro smartwatch do mundo.

O site Hodinkee fez uma análise explicando a razão por que o HP-01 — que é bem fraco para os padrões atuais — era sensacional no seu tempo.



smartwatchhp2

Ele não era o primeiro relógio digital da época, nem mesmo o único que tinha calculadora. O diferencial estava no fato de ele ter uma tela LED vermelha com 7 caracteres, um teclado de 28 teclas, cronômetro, timer, despertador, e a possibilidade de guardar dados. Era o dispositivo tecnológico mais avançado que você poderia colocar no seu pulso em 1977.

 

Apesar de tudo, o HP-01 tinha suas particularidades. Para pressionar alguns botões da calculadora era necessário usar uma pequena caneta escondida na pulseira, ele precisava de três baterias e custava US$ 695 — na época, isso era mais caro que um Rolex.

Sem dúvida, o HP-01 é o bisavô dos dispositivos touchscreen vestíveis de hoje em dia, e uma peça digna de coleção, se você conseguir achar algum que funcione bem. [Hodinkee]