A Hyperloop One, projeto maluco de Elon Musk de um sistema de transporte subterrâneo, recentemente alcançou um marco importante depois de passar um veículo por um tubo selado a vácuo a uma velocidade de 308 quilômetros por hora. Isso é quase a velocidade de um carro de Fórmula 1 e, sério, é incrível. Que pena que as pessoas dentro da cápsula sem janelas nunca poderão ver.

• A solução de Elon Musk para acabar com o trânsito passa por túneis subterrâneos
• O corpo não é um computador — pare de pensar nele como tal

O teste aconteceu no último fim de semana, quando a Hyperloop One carregou a cápsula de 8,5 metros de comprimento em um tubo de concreto no deserto de Nevada. De acordo com o plano psicodélico de Elon Musk, a empresa então sugou o ar para fora do tubo, tornando-o fino como o ar, 60,9 quilômetros acima do nível do mar. Então, a cápsula decolou. No início, ela usou um sistema de propulsão elétrica para acelerar, e então as rodas se retraíram para que um sistema de levitação magnética pudesse assumir o controle. Então, a cápsula de fato partiu, chegando à velocidade máxima de 308 quilômetros por hora.

Esse não foi o primeiro teste de Hyperloop completo feito pela empresa de Los Angeles, no entanto. Em maio, a companhia conduziu uma demonstração inicial que viu a cápsula atingir 111 quilômetros por hora (o que é bom) em uma pista de 96 metros. Mas, um dia, a Hyperloop One espera construir um sistema que vá a até 402 quilômetros por hora na pista de testes. Mesmo quando esse dia chegar, a tecnologia ainda tem um caminho a percorrer antes que chegue às velocidades de 804 quilômetros por hora planejadas para a rota Abu Dhabi-Dubai.

A tecnologia ainda tem um caminho a percorrer. Embora os detalhes básicos da criação de um sistema gigante de tubo pneumático que consegue disparar cápsulas a longas distâncias em altas velocidades estejam aqui, um Hyperloop de verdade, que humanos possam usar para o transporte diário, enfrenta muito mais desafios. Direitos fundiários, para começar, poderiam ditar o sucesso ou fracasso do primeiro sistema Hyperloop do mundo. Existem desafios políticos e burocráticos ainda maiores. Os testes mais recentes mostram que o Hyperloop não é exatamente uma fantasia. Mas também não é exatamente uma realidade.

Mas esqueça toda essa lamentação! Vamos todos apenas relaxar e curtir a maravilha ultrafuturística de uma cápsula gigante zunindo através de um tubo de vácuo a velocidades malucas. Vejamos as luzes conforme elas aumentam por cima, como se você estivesse correndo pelo grid em Tron. Vamos aproveitar os gráficos com tema de laser exibidos através da janela da cáps… ah, não, espera. O Hyperloop não tem janelas, então você não vai conseguir ver nada dessas coisas legais. Mas ainda assim fica bem legal em um vídeo no YouTube.

[Hyperloop One]

Imagem do topo: Hyperloop One