Mal nos acostumamos com a resolução 4K e o YouTube nos trouxe 4K em 60 quadros por segundos. Não contente, ele agora traz algo ainda maior: a resolução 8K. A rede de vídeos disponibilizou então o primeiro vídeo em 360˚ em gloriosos 7680×4320 pixels para você assistir — quer dizer, tentar assistir, já que ele provavelmente não vai funcionar no seu atual monitor, uma vez que telas e câmeras 8K ainda nem estão disponíveis no mercado. O vídeo 8K em 360˚ mostra um timelapse de um dia no Aeroporto Internacional de Dubai. Confira:



As câmeras que gravam em 4K estão se popularizando aos poucos — até celulares já gravam em 4K. Os monitores também vão ganhando mais espaço em nossas casas, mas ambos continuam muito caros e o padrão atual, em 1080p, ainda é bom o suficiente para o que precisamos. Mas nos próximos anos, a tendência é que o padrão evolua para o 4K, que já começa a se tornar obsoleto com essa nova resolução.

Veja a diferença entre a resolução 4K — que mal começamos a usar — e a 8K:

Imagem: Wikipedia

São poucas as câmeras que gravam em 8K, a japonesa NHK é uma das empresas que criou uma câmera capaz de alcançar essa definição. A Sony e a Red Digital devem ter câmeras equivalentes no mercado dentro dos próximos cinco anos — isso porque testamos as novas câmeras 4K da Sony na semana passada e ficamos bem impressionados. Será que em tão pouco tempo essa tecnologia que nem começamos a usar já estará obsoleta? E será que até lá o 4K realmente será o padrão? Teremos que aguardar para saber. [Exame]