Recentemente, o YouTube ganhou suporte a vídeos 4K a 60 quadros por segundoMas, na surdina, o Google liberou a opção de enviar – e ver – vídeos em incríveis 8K, uma resolução de 7680 x 4320 pixels. O único problema: eles são grandes demais para você ver aí no seu computador.

O Google disse ao 9to5Google que a opção de upload em 8K foi adicionada no começo do ano, mas parece que a opção de assistir a vídeos nessa resolução foi liberada recentemente.

O vídeo 8K que chamou a atenção de todos foi Ghost Towns: trata-se uma série de cenas em câmera lenta de cidades-fantasma – no caso, colônias de mineração abandonadas.

Aparentemente, ele foi feito usando câmeras RED Epic Dragon, de 6K, e ampliadas para chegar na marca de 8K. O vídeo foi postado em 7 de junho.

Mas há diversos exemplos de vídeos 8K enviados há mais tempo. Este, por exemplo, é de abril:

Ele foi enviado pelo canal Doctor GTA, que tem outros exemplos em 8K.

Este aqui é de março:

Enquanto isso, o vídeo neste link foi postado em 2014. (Ele tem apenas imagens estáticas de teste.)

Ainda não há um filtro para encontrar vídeos 8K no YouTube. E, claro, não tem muita gente subindo vídeos nesta resolução. Os padrões para vídeo em 8K já foram definidos, e até mesmo um iMac com 8K parece estar a caminho, mas ninguém até o momento tem uma tela capaz de reproduzir esta qualidade de imagem.

Mesmo assim, se você quiser assistir a esses vídeos em 8K, saiba que eles só rodam nessa resolução se você usar o Chrome ou Safari. [9to5Google via Engadget]