Você já deve ter visto os celulares com Firefox OS voltados para desenvolvedores. Mas e quanto aos aparelhos que serão realmente lançados no mercado? Conheça o primeiro celular com Firefox OS para consumidores: o ZTE Open.

Como ele deve ser bem barato, o hardware é modesto: sua tela de 3,5 polegadas tem resolução 480×320; por dentro, há um processador Cortex-A5, 256 MB de RAM e 512 MB de armazenamento interno.

Além disso, ele possui uma câmera simples de 3,2 megapixels e bateria de 1.200 mAh. Há suporte a 3G e Wi-Fi b/g/n. O aparelho estará disponível em branco e laranja (pois é).

Algo essencial para uma nova plataforma são os apps. E a Mozilla anunciou que, no lançamento, será possível baixar e usar os seguintes apps de terceiros: Facebook, Twitter, Box, SoundCloud, AccuWeather, além de jogos da EA e títulos como Cut the Rope, Where’s My Water e Where’s My Perry.

alcatel-ffos

O ZTE Open não está sozinho, no entanto. A Alcatel também vai lançar um celular com o novo sistema operacional, o One Touch Fire (acima). Ele também possui suporte a 3G e Wi-Fi mas, de novo, temos aqui um aparelho bastante básico: seu processador single-core de 1 GHz é mais rápido, e a bateria é maior (1.400 mAh), mas ele tem a mesma tela, RAM e espaço interno do ZTE Open. O Alcatel One Touch Fire será lançado em junho na América Latina e Europa.

Traremos em breve nosso hands-on dos dois aparelhos, direto da Mobile World Congress. Por enquanto, o preço dos aparelhos não foi revelado, mas acredita-se que eles custarão US$ 100 (cerca de R$ 200) ao redor do mundo.

Além desses dois, a Mozilla promete mais aparelhos com processador Snapdragon vindos de fabricantes como Huawei e LG, para mercados que incluem o Brasil.

A Telefónica/Vivo diz em nota que vai lançar celulares com Firefox OS no Brasil “em meados de 2013”. Serão aparelhos da Alcatel, LG e ZTE. Outras 17 operadoras de telefonia também vão apoiar o novo sistema, entre elas América Móvil (que controla a Claro) e Telecom Italia (dona da TIM). Claro e TIM ainda não divulgaram se vão lançar aparelhos com Firefox OS por aqui. [Mozilla via Engadget e The Verge]