O iPhone celebrou seu 10º aniversário de lançamento nesta semana e, em meio a todas as publicações de bajulação dolorosa sobre como o iPhone “mudou tudo”, surge algo que é de fato interessante: um vislumbre dos primeiros protótipos toscos dessa combinação de iPod, telefone e comunicador de internet.

• As melhores fotografias clicadas com iPhone no último ano
• O mais novo smartphone norte-coreano parece demais com um iPhone

Ken Kocienda, criador do software do teclado do iPhone, publicou uma foto de dois protótipos iniciais do iPhone para comemorar o aniversário do smartphone. Mas além de seu visual de caixa de cereal, os protótipos também tinham nomes bem vibrantes.

Kocienda disse que a equipe Project Purple Team, da Apple, responsável pelo desenvolvimento inicial do iPhone, os chamou de “Wallabies”.

Mas por que o iPhone ganhou um nome em homenagem a um pequeno canguru? Kocienda não faz ideia, mas esses são os protótipos que ele usou para criar o popular teclado na tela. “Projetos de hardware e software na Apple normalmente ganham codinomes”, Kocienda contou ao Gizmodo pelo Twitter. “Eu nunca soube por que esses protótipos de iPhone eram chamados Wallabies.”

Os dois protótipos têm muito de tijolo neles (e provavelmente são pesados) e têm bordas gigantes. Apropriados para um modelo de mais de uma década atrás. O design claramente deu vários saltos antes de chegar à sua versão final. Talvez por isso foi chamado de wallaby?

[Twitter via The Verge]