Tecnologia

Produtor de “Assassin’s Creed Shadows” responde críticas de Elon Musk

Próximo game da franquia chega em novembro deste ano. Entenda a polêmica
Imagem: YouTube/Reprodução

Desde que foi apresentado oficialmente, “Assassin’s Creed Shadows” — o próximo jogo de uma das franquias mais bem sucedidas da Ubisoft — vem sendo alvo de ataques de pessoas insatisfeitas com um de seus protagonistas, Yasuke — um samurai de origem africana. As críticas vem, até mesmo, do bilionário Elon Musk.

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Embora o personagem seja inspirado em uma figura histórica frequentemente referenciada na cultura japonesa, parte da comunidade gamer está acusando a empresa francesa de “forçar” a diversidade. Além disso, há críticas de que o jogo é intencionalmente impreciso ao retratar o período feudal do Japão.

Musk endossou essa tese, respondendo a uma postagem no X de um influenciador de extrema direita. O magnata disse que DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão, na sigla em inglês) “mata a arte”. Veja a postagem:

A Ubisoft deveria adiar ‘Assassin’s Creed Shadows’ em resposta à reação generalizada sobre a implementação de DEI no jogo? O jogo é tão ‘woke’ que apresenta um protagonista negro gay retratado como um ‘verdadeiro samurai histórico’ no Japão. Ofensivo. Ninguém pediu isso”, disse Ian Miles Cheong.

A resposta da Ubisoft

Em entrevista concedida ao Games File, Marc-Alexis Côté, produtor executivo do game, comentou a situação. O desenvolvedor admitiu que sentiu vontade de responder o proprietário do X/Twitter mais incisivamente, mas reconheceu que não era a melhor abordagem para transmitir sua visão ao público. “Atacando alguém como Elon não vou convencer as pessoas da nossa visão enquanto equipe”, afirmou Côté.

Ele ainda falou sobre o processo de desenvolvimento de “Assassin’s Creed Shadows”, que começou com pesquisas de aspectos mais periféricos. No entanto, conforme a produção foi avançando, tudo foi se encaminhando naturalmente para a escolha de Yasuke como protagonista, em razão de sua natureza e importância na cultura japonesa.

Além disso, o produtor continuou seu argumento dizendo que os jogadores poderiam entender perfeitamente a escolha do protagonista logo nos primeiros minutos do título. Côté declarou que se as pessoas não forem convencidas de que o personagem foi uma boa escolha nos “primeiros 11 minutos e 47 segundos”, nada poderá convencê-las do contrário.

Confira o trailer de “Assassin’s Creed Shadows”:

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

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