Cultura

Relatório de diversidade mostra queda de latinos no cinema e na TV

Pesquisa mostra que pouca presença de latinos em grandes estúdios abre caminho ao YouTube e TikTok. Veja os números
Imagem: Reprodução/Warner Bros

A presença de pessoas latinas nas produções de cinema e na TV norte-americana diminuiu em 2022. É o que revela o relatório de diversidade “Latinos in Media 2023” da Latino Donor Collaborative, divulgado pelo The Hoollywwod Reporter

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Profissionais da comunidade latina vinham tendo mais presença a partir de 2018 – quando o relatório começou a ser feito – até o ano de 2021. Porém, uma queda foi registrada no ano passado no ramo da TV norte-americana: apenas 2,6% dos protagonistas eram latinos, 2,6% coadjuvantes, 1,4% showrunners e 1,5% diretores.

Em 2021, ano em que ainda havia uma tendência de alta, essa presença da comunidade na TV era de 2,9% dos protagonistas sendo latinos, 3,7% coadjuvantes, 2,5% showrunners e 2,5% diretores.

Já em 2023, há um tímido aumento. Considerando a porcentagem de protagonistas, coadjuvantes, showruners e diretores, os números dos latinos em cada área são 3,3%, 5,7%, 1,6%  e 1,9%, respectivamente.

Presença no cinema

Em se tratando das produções cinematográficas, o relatório aponta uma situação parecida com a TV – uma diminuição entre 2021 e 2022, com fraco aumento em 2023.

Ainda segundo o The Hollywood Reporter, os protagonistas latinos em filmes eram 7,4% dos papéis principais em 2021, com 4,3% coadjuvantes, 6,9% roteiristas e 6,9% diretores. Porém, em 2022, o cenário mudou: 5,1% protagonistas, 2,6% roteiristas e 2,9% diretores. Os coadjuvantes tiveram um leve aumento de 4,5%.

Por outro lado, quando se trata do ano de 2023, a presença latina no cinema é de 5,7% dos protagonistas, 8,3% coadjuvantes; 5,7% roteiristas e 4,5% diretores.

Streaming

Da mesma forma, emissoras de TV à cabo e plataformas de streaming também foram analisadas, como a Netflix e o Disney+.

Segundo o relatório de diversidade, a Netflix tem cinco programas com protagonistas latinos, dentro de um universo com 113 programas. Os números também são baixos para diretores e showrunners. Ainda na Netflix, ocorreu um aumento de 5,8% para 7,3% de atores latinos nas produções para o cinema, mas não tem nenhum roteirista.

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Já no Disney+, por exemplo, o cenário tem showrunners subindo de 0% para 3,3%, e diretores de 0% para 4%. Nos filmes do streaming, o Disney+ registrou crescimento no protagonismo latino, passando de 0% em 2022 para 5,3% em 2023, e os coadjuvantes foram de 3,9% para 7,9%. Roteiristas e diretores cresceram de 0% para 15,8%.

Audiência quer se ver

De acordo com a CEO da Latino Donor Collaborative, Ana Valdez, a audiência latina percebe que não há diversidade e autenticidade das emissoras em colocar latinos na programação. Isso tem impacto na comunidade. Assim, eles passam a acompanhar mais o TikTok e o YouTube.

“Os latinos são leais até certo ponto, mas quando veem que não há autenticidade, eles não ficam”, comentou. A empresária alerta que as emissoras, produtoras e plataformas de streaming correm o risco de perder lucros ao deixar esta parte da audiência de fora.

“Há dinheiro sobrando na mesa. A greve mostrou que há muita infelicidade, e a infelicidade também está no público”, disse Ana Valdez.

Eles tiveram sucesso com as iniciativas que tiveram com os negros. Eles obtiveram sucesso com suas iniciativas com os asiáticos, então deveriam começar a fazer iniciativas intencionais dentro da comunidade latina.” 

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Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel é jornalista pela ECA - USP. Passou pela Rádio USP, Jornal da USP, UOL e DOC Films. Não dispensa café e podcast. É fã de "Moleque Atrevido" do Jorge Aragão.

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