Um professor de matemática indiano viralizou nas redes sociais após construir um carro elétrico movido a energia solar — um projeto que durou 11 anos.

Bilal Ahmed, que vive em Srinagar, na Caxemira, estabeleceu como objetivo construir um veículo “luxuoso” e sustentável, que não seja apenas para os super-ricos. A cara dele lembra um DeLorean, carro clássico do filme “De Volta para o Futuro”, como você pode ver abaixo.

Imagem: Reprodução/Twitter/@basiitzargar

Para fazer o carro, Ahmed optou por painéis solares monocristalinos, em que cada célula fotovoltaica (PV) é feita de um único cristal de silício. Estes produzem mais quilowatts-hora de eletricidade do que o outro tipo principal de receptor solar, os painéis policristalinos.

A alta capacidade de gerar eletricidade mesmo com o mínimo de energia solar é uma grande vantagem, pensando onde o possante irá circular – a região da Caxemira, na Índia, é uma das mais frias do país.

Imagem: Reprodução/Twitter/@basiitzargar

Uma característica de design é que o carro tem “asas de gaivota”, que se abrem para cima. No entanto, esta inovação não é para viajar no tempo — como queria o Dr.Brown — mas para permitir que as portas captem o máximo de luz solar possível, viradas para o céu. Ahmed explica que os painéis podem mudar de direção conforme o sol se move, operados por controle remoto.

Assine a newsletter do Gizmodo

O professor indiano estima ter gastado em torno de R$ 100 mil. Que tal esta, Elon Musk?