A BMW revelou na última semana o mais novo veículo elétrico, o iX1 xDrive 30. Ele apresenta um design mais sofisticado, é mais espaçoso, tem mais recursos de eletrônica embarcada e, pela primeira vez, tem um sistema de acionamento totalmente elétrico.

O novo BMW iX1 é um carro elétrico, ou seja, livre de emissões de poluentes, e deve se tornar o veículo elétrico mais barato da BMW, seu modelo básico. Porém, não é o primeiro carro elétrico da montadora: há também o iX e o i4.

Com lançamento em outubro de 2022, a montadora alemã diz que, quando a nova geração do X1 for lançada, virá com duas opções de motores a gasolina e duas com motores a diesel. Mais tarde, ela será “seguida pelo BMW iX1 xDrive30 totalmente elétrico”.

O iX1 xDrive30 é o primeiro carro elétrico com tração nas quatro rodas. Ele vai de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. A montadora não divulgou a capacidade da bateria, mas afirma ter entre 413-438 km de alcance.

Segundo a BMW, o novo carro será mais acessível. “O BMW iX1 trará a experiência do prazer de dirigir um carro livre de emissões para um segmento de veículos em crescimento mundial, tornando-o acessível a um público-alvo muito amplo”, diz em comunicado,

A estimativa de preço é cerca de US$ 35,000. Mas só teremos certeza do quanto o possante vai pesar no bolso na data de lançamento.