Aparentemente a forma como lemos textos na internet não é a melhor possível e poderíamos ler muito mais em menos tempo. Será? O projeto Spritz é um desses que quer revolucionar o mundo, e, para isso, ele altera a forma como você e o texto que está lendo funcionam.

A ideia é simples: em vez de você mover seus olhos pela tela em busca das palavras, elas vão até você. Assim, você olha para um ponto fixo da tela e, por ele, passam as palavras do texto desejado.

Pelo site do Spritz você consegue ver, na prática, como funciona. Escolha uma velocidade – a partir de 250 palavras por minuto, até 600 palavras por minuto, e ele entra em ação. Para ser bem sincero, achei confuso em um primeiro momento e algumas vezes as palavras passaram sem que eu as tivesse lido por completo. Certamente com alguma prática é possível se adaptar totalmente ao novo modo de leitura.

No site você pode conhecer mais sobre o projeto e, se for um desenvolvedor, consegue entrar no programa para implementar o modo de leitura Spritz em seu software. [Spritz via Update or Die]