Existem muitas coisas que as pessoas normais, que não são astronautas, querem saber sobre o espaço. Aparentemente, o cheiro do espaço é uma das questões mais urgentes que elas perguntam a si mesmas. Já que é improvável uma viagem ao espaço num futuro próximo, as pessoas podem fazer algo que está ao alcance delas: comprar um perfume com cheiro de espaço.

Até o início da tarde desta segunda-feira (6), cerca de 8.000 pessoas estavam financiando uma campanha do Kickstarter que tem como objetivo fazer o “Eau de Space”, um perfume que a campanha afirma ter o cheirinho do espaço. Os organizadores já garantiram US$ 340.000 e afirmam que a NASA projetou o perfume a algumas décadas para o treinamento de astronautas.

De acordo com a página do Kickstarter do Eau de Space, a NASA queria simular o ambiente espacial com a maior fidelidade possível, para eliminar quaisquer surpresas que os astronautas poderiam experimentar lá em cima. No entanto, a campanha afirma que a agência espacial havia escondido a simulação do cheiro de espaço durante anos.

“Por meio de pura determinação, coragem, muita sorte e um par de pedidos da Lei de Liberdade de Informação (FOIA), nós conseguimos”, escreveram os organizadores da campanha. “Agora precisamos de sua ajuda para fabricá-la em massa, para que todos possam experimentar o Cheiro do Espaço por si mesmos.”

O cheiro do espaço tem sido comparado a muitas coisas ao longo dos anos, incluindo “bife queimado, metal quente e soldagem a arco elétrico em uma motocicleta [de um astronauta]”.

A equipe da campanha é formada por especialistas em moda, tecnologia, design e logística, de acordo com a página Kickstarter, e também afirma ter parcerias com os melhores perfumistas do mundo. Ela afirma que está pronta para fabricar a Eau de Space e só precisa atender a sua quantidade mínima de pedidos. De acordo com a página do Kickstarter, a meta original era de US$ 1.969, que a campanha levantou em menos de 24 horas, no dia 19 de junho.

Atualmente, você pode comprar uma garrafa de Eau de Space no Kickstarter a partir de US$ 29. Essa opção entrega um frasco de 120 ml e doará outro para um programa local de incentivo à educação de disciplinas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). O envio do perfume está programado para começar em setembro.

A equipe afirmou que decidiu tornar disponível o cheiro do espaço para “aumentar o [interesse em] STEM por meio da educação experiencial”.

Matt Richmond, gerente de produto da Eau de Space, disse à CNN que espera que o perfume inicie discussões sobre essas disciplinas, com pais, professores e cientistas.