Ciência

Projeto X-59: NASA vai testar avião supersônico silencioso este ano

A NASA está finalizando os testes finais para voar com o avião supersônico que promete ser mais silencioso do que outras aeronaves do tipo
Imagem: Lockheed Martin/Divulgação

O X-59, novo avião supersônico silencioso da NASA, vai fazer o seu primeiro voo ainda em 2024. Inicialmente, o protótipo faria o primeiro voo em 2023, mas precisou ser adiado para ajustes técnicos no projeto.

A aeronave está atualmente sendo testada para confirmar a segurança do equipamento. Cuidadosa, a agência espacial reforça que a conclusão desses testes é necessária, antes de marcar o voo inaugural.

“É necessário mais tempo para integrar totalmente os sistemas na aeronave e garantir que funcionem juntos, conforme esperado”, disse a agência em um comunicado. “Assim que essa fase for concluída, a aeronave continuará sua viagem com uma revisão de prontidão de voo, momento em que a NASA planeja publicar um cronograma mais específico para o primeiro voo”, explicou.

O voo silencioso do avião X-59

O avião supersônico X-59, da NASA, fotografado em junho de 2023.

O avião supersônico X-59, da NASA, fotografado em junho de 2023. Imagem: NASA/Divulgação

A equipe de engenharia da NASA projetou o X-59 para ser silencioso — o seu principal diferencial. A NASA quer testar tecnologias supersônicas para uso futuro na aviação comercial.

Para isso, a NASA planeja voar com o X-59 sobre diversas comunidades para obter dados sobre como os moradores percebem o som que ele emite. A agência fornecerá essas informações aos reguladores da aviação para modificar as regras que atualmente proíbem voos supersônicos comerciais sobre áreas urbanas.

Atualmente, acordos internacionais proíbem que aviões de transporte comercial façam rotas com velocidades acima do som próximo de áreas habitadas. O motivo é que aviões viajando acima de 1.234,8 km/h criam uma série de ondas de choque no ar, gerando uma enorme quantidade de energia sonora. Essa onda de choque atinge o solo sendo percebida como um grande estrondo sônico – parecido com o de uma explosão – o que pode incomodar ou perturbar as pessoas, principalmente bebês e idosos.

O design do X-59 previne ondas de choque de se comprimirem. Então, quando está em voo, o som produzido deve ser mais baixo do que o quicar de uma bola de basquete.

Revolução na forma como viajamos

O avião experimental faz parte do programa Quest (sigla para “Quiet SuperSonic Technology”). A aeronave será extremamente longa (com 30,5 metros) e com um design fino, além de contar com um “nariz” com cerca de um terço do comprimento usado até então.

A expectativa é que o avião cruze o céu a velocidades entre 2.414 e 4.800 km por hora. Comparando, o avião comercial padrão voa a uma velocidade de cerca de 965 km/h.

Atualmente, aviões fazem a viagem de Nova York a Londres com uma duração de cerca de 7 horas. O novo supersônico da NASA pode fazer o mesmo percurso em 1h30.

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Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

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