Novo supersônico da NASA promete fazer NY a Londres em até 2h

Supersônico experimental da NASA foi batizado X-59, e quer popularizar as viagens supersônicas com o primeiro teste até o final de 2023
Imagem: NASA/Divulgação

O novo avião supersônico da NASA está cada vez mais perto da realidade. De acordo com a NASA, a próxima fase da pesquisa sobre viagens aéreas de alta velocidade está em andamento.

Recentemente, a Boeing, a Rolls-Royce e outras empresas assinaram dois contratos de 12 meses. Esses contratos visam auxiliar na conceituação do novo jato e desenvolver um “roteiro tecnológico”. As informações são do Daily Mail.

A expectativa é que o avião cruze o Atlântico a velocidades entre 2.414 e 4.800 km por hora. Comparando, o avião comercial padrão voa a uma velocidade de cerca de 965 km/h.

Isso permitiria que uma viagem de Nova York a Londres, que hoje tem duração de cerca de 5 horas, fosse reduzida para 1h30.

Entenda o projeto supersônico da NASA

O projeto experimental foi batizado X-59, e quer popularizar as viagens supersônicas. O avião experimental faz parte do programa Quest (sigla para “Quiet SuperSonic Technology”), e deve fazer o seu primeiro voo de teste até o final deste ano.

A ideia foi criar um avião com uma nova aerodinâmica, desenhada para reduzir para apenas uma pequena fração o barulho do estrondo criado por essas aeronaves.

De acordo com Craig Nickol, gerente de projeto do Quest, o avião será extremamente longo (com 30,5 metros) e com um design fino, além de contar com um “nariz” com cerca de um terço do comprimento usado até então.

O problema do barulho

Atualmente, acordos internacionais proíbem que aviões de transporte comercial façam rotas com velocidades acima do som próximo de áreas habitadas.

Portanto o motivo é que aviões viajando acima de 1.234,8 km/h criam uma série de ondas de choque no ar. Gerando uma enorme quantidade de energia sonora.

Essa onda de choque atinge o solo sendo percebida como um grande estrondo sônico. Algo parecido com o de uma explosão, o que pode incomodar e perturbar as pessoas.

O design do X-59 previne ondas de choque de se comprimirem. Então, quando está em voo, o som produzido deve ser mais baixo do que o quicar de uma bola de basquete.

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Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

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