Um habitat espacial que se monta sozinho, uma câmara de sono profundo para astronautas em viagens longas, e um campo de força magnético protetor – estes são os projetos mais recentes nos quais a NASA está embarcando.

>>> SpaceX, de Elon Musk, vai enviar nave Red Dragon para Marte em 2018
>>> Missão espacial está indo rumo a Marte para encontrar sinais de vida

O programa NIAC (NASA Innovative Advanced Concept) é responsável pelo financiamento de conceitos espaciais futuristas que, como diz a NASA, podem “mudar o possível”. Não basta ser apenas um conceito legal, no entanto: os projetos também são selecionados pela plausibilidade técnica.

Em sua rodada de financiamento mais recente, o programa Phase II do NIAC selecionou oito projetos que podem virar realidade. Entre os mais promissores, temos três que se concentram em como construir futuros habitats ​​no espaço.

Estruturas de Tensegridade Adaptadas para Crescimento

Para viajar mais fundo no espaço, seria útil ter postos avançados para “estacionar” ao longo do caminho. Estas estruturas iriam distribuir robôs construtores que poderiam não apenas criar os postos espaciais rotativos, como também modificá-los para necessidades futuras.

O projeto atual começará analisando a viabilidade de criar um posto fora da órbita lunar. Os pesquisadores acrescentam que, se bem-sucedidas, estas estruturas poderiam um dia estar em quase qualquer lugar do espaço.

nasa marte niac phase ii (1)
Growth-Adapted Tensegrity Structure (Robert Skeleton via NASA)

Escudo magnético

Colonizar Marte não será nada simples: um dos principais desafios é desembarcar na superfície sem colisões ou incêndios graves. Este escudo espacial magnético – apropriadamente chamado de Magnetoshell – jogaria um campo magnético em torno de uma nave espacial indo para Marte.

À medida que ela atravessa a atmosfera do planeta vermelho, os pesquisadores esperam que a interação resultante possa agir quase como um segundo conjunto de freios, retardando a nave o suficiente para que o protocolo inicial de pouso consuma menos combustível.

Os primeiros designs estavam focados em pousos em Marte e em Netuno. Agora, os pesquisadores pretendem analisar como um Magnetoshell pode funcionar para missões tripuladas em outros destinos por todo o sistema solar.

nasa marte niac phase ii (2)
O Magnetoshell em ação (David Kirtley via NASA)

Sono profundo

Muitas das propostas recentes são dedicadas ao que acontece quando chegarmos ao espaço profundo. Mas para chegar, primeiro você tem que fazer a viagem, e isso pode levar anos. É aí que entra esta câmara de sono profundo.

Os pesquisadores enfatizam que esta não é uma câmara de sono criogênico (isto é, a baixas temperaturas) – pelo menos não ainda. Em vez disso, a ideia aqui é construir uma câmara capaz de dar apoio médico a astronautas que estão em sono profundo.

nasa marte niac phase ii (3)
“Vision System Torpor Habitat Design”, da SpaceWorks (John Bradford via NASA)

Além destes três projetos, você pode dar uma olhada aqui em todos os aprovados no NIAC Phase II.

Primeira imagem: conceito artístico da proposta de Estruturas de Tensegridade (Peter Rubin via NASA)