Conversar com empresas pelo Facebook Messenger pode fazer com que você vire alvo de propagandas. Isso é o que informa documentos vazados que sugerem que ao falar voluntariamente com companhias via chat do Facebook, elas poderão enviar propagandas para você.

>>> Como ativar o jogo de xadrez escondido no Facebook Messenger
>>> Facebook Messenger ganha suporte a múltiplas contas e testa integração com SMS no Android

De acordo com o documento, obtido pelo TechCrunch, “as empresas poderão enviar propagandas em formato de mensagens para as pessoas que previamente iniciaram uma conversa”. Aparentemente, o documento sugere que as empresas que fizerem os consumidores se engajarem em uma conversa agora poderão enviar propagandas assim que o recurso for lançado — o que está previsto para o segundo trimestre de 2016.

Silenciosamente, o Facebook lançou um recurso relacionado a essa funcionalidade: um link encurtado que segue essa estrutura (fb.com/msg/COMPANY) e que abre uma conversa com a companhia em questão (no caso, uma fictícia). É quase uma chamada direta para um serviço de atendimento ao consumidor via chat. A iniciativa parece boa, embora o ato de clicar nesse link já configura entrar em contato com uma empresa.

Claramente, o Messenger não é mais apenas um chat.

[TechCrunch]

Imagem por Kārlis Dambrāns