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PS5 Pro pode ser três vezes mais potente, mas não deve rodar “GTA 6” a 60 fps

Vazamento indica que GPU do PS5 Pro alcança o triplo de teraflops, mas CPU é a mesma do console base, limitando jogos como "GTA 6"

PS5 Pro pode ser três vezes mais potente que console base

A Sony está trabalhando em uma versão mais potente do PlayStation 5: o PS5 Pro. Na semana passada, vazaram na web informações detalhadas sobre as supostas especificações técnicas do console, indicando que o modelo seria três vezes mais potente que a edição tradicional.

Na prática, entretanto, o salto pode não ser tão grande quanto o esperado. Segundo especialistas em tecnologia, jogos muito aguardados, como “GTA 6”, devem rodar na nova edição PS5 ainda a 30 quadros por segundo, somente com maior qualidade na imagem.

Vazamentos do PS5 Pro surgiram em documentos internos da Sony

Por meio de um vídeo publicado no YouTube, o canal Moore’s Law Is Dead afirmou ter obtido acesso a um documento oficial da Sony, com a ficha técnica do PS5 Pro. Depois, o jornalista Tom Henderson, do site Insider Gaming, não só endossou as informações, como também garantiu que o console chega no final de 2024.

Aliás, ainda de acordo com o repórter, a Sony iniciou uma investigação interna para descobrir a origem dos vazamentos. Pelo que parece, os documentos estavam disponíveis em uma rede exclusiva para desenvolvedores. Isso levou a empresa considerar uma possível violação de confidencialidade.

Vale mencionar que Tom Henderson costuma ser assertivo ao confirmar rumores referentes a lançamentos da PlayStation. O jornalista revelou com antecedência tanto o PlayStation Portal quanto o PS5 Slim mais fino e com driver removível, por exemplo.

PS5 Pro evolui em GPU, mas mantém mesma CPU do PS5

Em relação ao PlayStaton 5 Pro, de codinome “Projeto Trinity”, o destaque fica para a evolução no poder de processamento gráfico. Segundo as especificações vazadas, o console consegue renderizar imagens em resoluções mais altas, graças a uma placa de vídeo mais potente.

Haverá também suporte a uma técnica de upscaling e anti-aliasing chamada PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution). A tecnologia ficará disponível em um novo chip alimentado por inteligência artificial e aprendizado de máquina, que irá permitir aprimorar imagens renderizadas em resoluções menores.

Entrando em detalhes técnicos, o PS5 Pro deve manter o mesmo processador da versão tradicional, baseado na arquitetura Zen 2, da AMD. Porém, o componente terá um “modo de alta frequência”, que vai garantir um aumento de 10% na velocidade, chegando a 3,85 GHz.

Na prática, a melhora na CPU não deve ser visível. Em uma análise publicada no Eurogamer, o jornalista Richard Leadbetter, fundador do canal Digital Foundry, explicou que jogos limitados a 30 quadros por segundo pelo processador devem só ficar mais estáveis no PS5 Pro. Isto é, não dá para esperar maiores taxas de quadros por segundo em games disponíveis hoje em dia.

Processador do PS5 Pro é idêntico ao do PS5 base (Imagem: Charles Sims/Unsplash/Reprodução)

Por outro lado, a GPU do PS5 Pro é, na teoria, três vezes mais potente que o componente do modelo tradicional. Em quantidade de teraflops — unidade que mede o desempenho de um console ou placa de vídeo –, a nova versão entrega 33,5 teraflops. Em comparação, o dispositivo de 2020 alcança 10,23 teraflops.

Apesar da evolução, o PS5 Pro não deve aproveitar todo esse potencial gráfico, pois há outros fatores que devem entrar na equação, como a largura de banda das memórias e a arquitetura da placa de vídeo. A própria Sony explica no documento que o aumento real no desempenho em jogos é de cerca de 45%.

Com o desempenho maior da GPU, o console poderá exibir resoluções mais altas. Além disso, com apoio da tecnologia upscaling e anti-aliasing PSSR, o videogame será capaz de renderizar os gráficos em Full HD (1080p), mas mostrar imagens em 4K.

PS5 Pro não deve rodar “GTA 6” a 60 quadros por segundo

No episódio desta semana do podcast DF Direct, Leadbetter esclareceu que, por causa do processador, o PS5 Pro deve ser capaz de rodar “GTA 6” somente a 30 quadros por segundo, em vez de 60.

Para Leadbetter, isso deve acontecer porque “GTA 6” deve rodar a 30 quadros por segundo no PS5 tradicional pela limitação da CPU. Como o processador será idêntico no próximo modelo, a barreira vai continuar existindo.

Caso o jogo seja lançado com um modo de desempenho para rodar a 60 quadros por segundo em resoluções menores, mesmo no PS5 normal, ele será capaz de fazer o mesmo no modelo Pro. Entretanto, títulos da franquia “GTA” não costumam ficar disponíveis com esse recurso.

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