Quadro de Van Gogh tinha um autorretrato escondido em fundo falso
A Galeria Nacional da Escócia em Edimburgo revelou uma descoberta inédita! Um autorretrato, até agora desconhecido, do pintor holandês Vincent Van Gogh foi encontrado escondido no verso da pintura “Retrato de Mulher (Cabeça de Camponesa)”, feita em 1885.
Os especialistas da entidade encontraram o fundo falso ao fazer uma radiografia da tela antes de uma exposição.
Nas redes sociais, a Galeria Nacional da Escócia compartilhou a descoberta. O autorretrato mostra um homem barbudo sentado usando um chapéu e um lenço no pescoço. Sua orelha esquerda, que o pintor Van Gogh cortou em 1888, pode ser vista perfeitamente.
Escondido por mais de um século, o autorretrato estava no verso da tela “Cabeça de Camponesa” e coberto por camadas de cola e papelão.
“Quando vimos o raio X pela primeira vez, é claro que ficamos muito emocionados. Esta é uma descoberta significativa porque acrescenta ao que já sabemos sobre a vida de Van Gogh”, disse Lesley Stevenson, curadora principal da Galeria Nacional da Escócia, em vídeo que mostra a obra. Confira:
https://twitter.com/NatGalleriesSco/status/1547498872783732736?s=20&t=ySIRa9cDsg2huUm7bhk0Gw
Hidden from view for over a century, the self-portrait is on the back of the canvas with 'Head of a Peasant Woman' and covered by layers of glue and cardboard.
📷: Neil Hanna. pic.twitter.com/D1uvAiAqpY
— National Galleries of Scotland (@NatGalleriesSco) July 14, 2022
You'll be able to see this amazing x-ray image for the first time with a specially crafted lightbox at the centre of A Taste for Impressionism.
We can't wait to share this once-in-a-lifetime discovery with you all! 🥳https://t.co/TiplfvV8nZ
— National Galleries of Scotland (@NatGalleriesSco) July 14, 2022
“Momentos como esses são incrivelmente raros”, disse Frances Fowle, curador da Galeria Nacional da Escócia. “Descobrimos uma obra inédita de Vincent Van Gogh, um dos artistas mais importantes e conhecidos do mundo”, acrescentou.
Van Gogh tinha por hábito reutilizar telas para economizar recursos e dinheiro, porque não teve sucesso em vida como pintor. Ele pintava de um lado e depois virava do outro quando queria produzir um novo trabalho.
O artista holandês só alcançou a fama após sua morte, em 1890, quando tinha apenas 37 anos. Ele adorava pintar autorretratos e coisas sobre o seu cotidiano, com mais de 900 telas em cerca de dez anos de vida artística. Van Gogh é considerado até hoje uma das mais influentes figuras da história da arte ocidental.
Acredita-se que o autorretrato encontrado tenha sido feito durante um momento chave na carreira de Van Gogh, quando foi exposto ao trabalho dos impressionistas franceses depois de se mudar para Paris. Agora, os especialistas precisam estudar maneiras de remover a cola para separar as duas pinturas, sem danificá-las
Por enquanto, a imagem de raio X pode ser vista publicamente na exposição “A Taste for Impressionism” entre 30 de julho e 13 de novembro na Royal Scottish Academy, na cidade de Edimburgo.