_Ciência

Quais casos dá para deduzir o teste de Covid do Imposto de Renda?

Não há limite de declaração com gastos de saúde no IR, mas não são todos os testes que pode ser abatidos. Confira os detalhes

covid imposto de renda

Imagem: Reprodução

Testes de Covid realizados em hospitais, laboratórios e clínicas poderão ser abatidos do Imposto de Renda 2022. De acordo com a Receita Federal, exames de farmácia, no entanto, não poderão ser deduzidos.

Para declarar os gastos, o contribuinte precisa ter os comprovantes de testes que realizou, informar corretamente os valores gastos nos procedimentos e também informar o CNPJ das instituições onde os exames foram feitos.

Para incluir os gastos com teste de Covid, basta clicar “pagamentos efetuados” e declarar cada exame individualmente. Depois, é preciso indicar que o pagamento foi realizado para uma instituição de saúde. Para isso, deve selecionar o código “21 – Hospitais, clínicas e laboratórios no Brasil”.

Após a seleção do código, é necessário preencher o nome do local, número do CNPJ registrado no comprovante de pagamento do teste de Covid e o valor pago para a realização do teste. Mas fique atento, caso o convênio médico tenha reembolsado o valor do teste de Covid, marque o campo “parcela não dedutível/valor reembolsado” e não se esqueça de preencher o valor reembolsado.

Também é preciso informar no site da declaração do IR se o gasto com teste de Covid foi seu ou de algum dependente incluído na declaração. Além disso, para evitar problemas na hora da declaração, a Receita Federal recomenda que comprovantes de pagamento sejam guardados por pelo menos cinco anos.

Ao fazer a declaração, a Receita Federal mostrará qual é o melhor modelo para o contribuinte, o completo ou o simplificado. No modelo completo os valores de restituição ou do imposto são impactados diretamente pelas deduções permitidas por força de lei que são declaradas pelo contribuinte. Não há limite de declaração para gastos com saúde.

Sair da versão mobile