Ciência

Quais são as piores dores do mundo? Veja lista

Na lista, há dores conhecidas, como pedras nos rins e artrite, mas também há condições mais ocultas; confira as principais
Imagem: Facebook/Reprodução

A dor já é ruim só pelo simples fato de doer. Mas as dores crônicas são piores. Geralmente associadas a doenças e condições, as crônicas duram mais de seis meses e podem afetar habilidades cotidianas devido à dor insuportável.

whatsapp invite banner

Em 2021, o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) elaborou uma lista com as 20 condições que geram as piores dores do mundo. Sem ordem de intensidade, a lista foca em condições e doenças cujas dores impedem que as pessoas realizem simples tarefas.

Na lista, há dores conhecidas, como pedras nos rins e artrite, mas, também, há a neuralgia do trigêmeo, considerada a pior dor do mundo.

Anteriormente desconhecida, a neuralgia do trigêmeo ficou famosa no Brasil após a mineira Carolina Arruda criar uma campanha para realizar o processo de eutanásia na Suíça.

Em julho, como informamos aqui no Giz, Carolina passou por uma cirurgia inovadora para reduzir as dores da pior dor do mundo.

Além da neuralgia do trigêmeo, a NHS também cita a capsulite, como uma das piores dores do mundo.

Confira a lista de piores dores do mundo:

Hérnia de disco

O deslocamento do disco intervertebral pode comprimir nervos, causando intensas dores nas costas, pernas ou braços.

Ataque cardíaco

A interrupção do fluxo sanguíneo para o coração causa dor no peito, geralmente descrita como uma pressão intensa ou aperto.

Herpes zoster

Causada pela reativação do vírus da catapora, essa condição resulta em dores descritas como “queimação intensa, choque elétrico ou facadas”.

Câncer

O crescimento descontrolado de células pode causar dor em diversas partes do corpo, dependendo da localização e do tipo de câncer. Além disso, tratamentos como quimioterapia e radioterapia contribuem para o câncer ter uma das piores dores do mundo.

Artrite

A inflamação nas articulações causa dor, rigidez e inchaço, limitando os movimentos. A dor da artrite pode ser constante ou intermitente, variando de leve a incapacitante.

Dor no nervo ciático

A compressão ou inflamação do nervo ciático causa dores que surgem nas costas e descem para as pernas.

Cefaleia suicida

Considerada uma das piores dores de cabeça do mundo – superando a enxaqueca –, essa condição causa uma dor súbita e insuportável, geralmente em torno do olho, que pode durar de minutos a horas

Ombro congelado

a capsulite adesiva é inflamação na cápsula articular do ombro, que, além de causar dores, dificulta os movimentos, limitando atividades cotidianas. Desse modo, a doença tem o apelido de “ombro congelado”.

Síndrome complexa de dor regional (SDRC)

Após uma lesão ou cirurgia, é possível adquirir essa condição, que causa dores crônicas e intensas, geralmente em um membro.

Enxaqueca

Talvez, uma das mais famosas da lista seja uma das piores, que provoca dores latejantes em um lado da cabeça, além de náuseas e vômitos.

Pedras nos rins

Também famosa, a formação de cristais nos rins causa dor intensa nas costas ou na lateral do corpo.

Apendicite

Fechando o trio piores dores mais famosas do mundo, a inflamação do apêndice resulta em uma dor intensa em constante no abdômen e pode ter consequências graves.

Neuralgia do trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo é uma condição que causa dor facial muito forte, como um choque ou queimação, geralmente em um lado do rosto. Mas há casos que podem afetar ambos os lados.

Pancreatite

A dor da inflamação do pâncreas é intensa e começa no abdômen. Contudo, a pancreatite pode irradiar para as costas e é cada vez pior após as refeições.

Gota

O acúmulo de ácido úrico nas articulações causa dor intensa, inchaço e vermelhidão, afetando, geralmente, os pés. No entanto, a gota pode chegar em outras partes do corpo.

Endometriose

Essa doença crônica é caracterizada pelo crescimento do tecido endometrial (mucosa que reveste o útero) fora da cavidade uterina. A endometriose causa dores pélvicas e cólicas menstruais intensas. Além disso, a condição resulta em dores em relações sexuais e infertilidade.

Úlcera no estômago

A úlcera é uma ferida na mucosa do estômago que provoca dor abdominal, sobretudo após as refeições.

Fibromialgia

Essa condição crônica causa dores generalizadas no corpo, afetando principalmente músculos, tendões e articulações.

Dor pós-operatória

A dor após uma cirurgia pode variar de leve a intensa, mas depende do tipo de procedimento realizado.

Ossos quebrados

Fraturar os ossos, além de dores, provocam inchaço, hematomas e deformidade no local da fratura.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas