Qual a ordem correta para assistir tudo da franquia “O Senhor dos Anéis”?
Falta menos de uma semana para a chegada de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder”!
No Brasil, os dois primeiros episódios da série estreiam no Amazon Prime Video dia 1º de setembro. Os demais capítulos chegarão ao streaming semanalmente, sempre às sextas-feiras.
A série, que vai adaptar as histórias de J.R.R. Tolkien, acontece milhares de anos antes dos eventos que vimos nos filmes da franquia.
Para quem não lembra, as adaptações do mundo de Tolkien chegaram às telonas pela primeira vez entre 2001 e 2003, quando viajamos à Terra Média nos três filmes da franquia “O Senhor dos Aneis”.
Dez anos depois, a adaptação de “O Hobbit” chegou aos cinemas, com três novos filmes, mas com uma trama que antecede os acontecimentos da trilogia original.
Agora, a série spin-off “Os Anéis de Poder” traz uma nova história em outro período de tempo.
E assim como “Star Wars”, a franquia “Senhor dos Anéis” também tem suas formas que podem ser assistidas: a ordem de lançamento e a ordem cronológica. Vamos a elas!
A ordem de lançamento
Para aqueles que vão se aventurar pelos perigos e bravuras da Terra Média pela primeira vez, pode ficar confuso com os títulos dos filmes nos streamings, já que seus nomes aparecem por extenso, sem o número sequencial em que foram lançados.
Por isso, esta ordem é indicada para aqueles que nunca viram nenhuma das produções do universo de “O Senhor dos Anéis”.
Isso porque pode ser divertido conferir as histórias que se passam em épocas anteriores e reconhecer nomes e acontecimentos. Além disso, esta foi a ordem que todos os fãs de longa data assistiram às produções, então ter uma experiência similar pode ser interessante.
Sem muito mistério, para seguir a ordem de lançamento você primeiro vai assistir a trilogia original de “O Senhor dos Anéis lançada” entre 2001 e 2003, e em seguida a trilogia do “Hobbit” lançada entre 2012 e 2014, e fecha com a série “Os Anéis de Poder”.
- O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)
- O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)
- O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)
- O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)
- O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)
- O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)
- O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder (2022)
A ordem cronológica
Para os fãs antigos, essa ordem é mais indicada para quem já conferiu a franquia e quer rever com os acontecimentos em ordem cronológica. Dito isto, quem está se aventurando na franquia pela primeira viagem, pode não curtir muito ou nem entender toda a história.
Os acontecimentos da trilogia “O Hobbit” antecedem as aventuras de “O Senhor dos Anéis”, mas têm alguns personagens em comum. Por isso, é necessário inverter a ordem de lançamento, assistindo primeiro a trilogia do “Hobbit” e depois os três filmes de “O Senhor dos Anéis”.
Mas onde entra a nova série do Amazon Prime Video nessa história? “Os Anéis de Poder” se passa bem antes dos filmes, em um período conhecido como a Segunda Era da Terra-Média.
Iniciou com o banimento de Morgoth para o Vazio, esse período durou por mais de 3 mil anos e terminou com a vitória da Última Aliança de Elfos e Homens na guerra contra Sauron.
É justamente nessa Era que temos o surgimento de Númenor, o maior reino dos Homens, e a criação dos famosos Anéis do Poder: 9 Anéis para os Homens, 7 Anéis para os Anões, 3 para os Elfos e o Um Anel para todos governar.
Por isso, pela ordem cronológica, caso você queira incluir a série, os seus episódios vêm antes de todos os filmes:
- O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder (2022)
- O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)
- O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)
- O Hobbit: a Batalha dos Cinco Exércitos (2014)
- O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)
- O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)
- O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)
Enquanto a estreia de “Os Anéis de Poder” não chega, você pode maratonar os filmes da franquia no Amazon Prime Video e HBO Max.