Qual deve ser o novo nome da varíola dos macacos? Veja lista de sugestões

Mpox, OPOXID-22 e até TRUMP-22. Confira as principais opções que a OMS recebeu em consulta pública sobre o novo nome da doença
Qual deve ser o novo nome da Varíola dos Macacos? Veja lista de sugestões dos cientistas
Imagem: NIAID/Flickr/Reprodução

Não é de hoje que cientistas estão pedindo a mudança de nome da varíola dos macacos. De acordo com profissionais da saúde e ativistas mundo afora, a denominação cria um estigma para comunidades mais vulneráveis, podendo afastá-las dos serviços de saúde. 

Além do racismo e LGBTfobia que podem surgir devido ao nome, há ainda quem confunda a origem da infecção e acredite que ela é transmitida pelos primatas. No Brasil, animais foram mortos pela associação indevida. 

O termo varíola dos macacos surgiu porque o vírus foi identificado pela primeira vez em primatas, em um laboratório da Dinamarca, em 1958. Porém, esses animais não são reservatórios naturais do patógeno, apesar de também poderem ser afetados pelo vírus. 

OMS renomeia variantes 

Há duas diferentes variantes que atingem a região oeste e central do continente africano. Para não relacionar o vírus a região, a OMS (Organização Mundial da Saúde) renomeou as variantes como Clado I e Clado II, respectivamente. Subgrupos que existem dentro do Clado II também foram renomeados como Clado IIa e Clado IIb.

Ao mesmo tempo, a organização abriu um espaço público para que cientistas, ativistas e civis sugerissem novos nomes para a doença. Você pode colaborar neste site

OPOXID-22 – O nome OPOXID-22 foi proposto pelo médico de emergências Jeremy Faust, da Faculdade de Medicina de Harvard, nos EUA. O termo seria uma abreviação de OrthoPOXvIrus Disease 2022, juntando o gênero do vírus, orthopoxvirus, e o ano em que a doença virou uma emergência de saúde pública de interesse internacional.

Poxy McPoxface – O nome sugerido por Andrew Yi faz alusão a Boaty McBoatface, que quase foi o nome de um navio de pesquisa polar britânico após uma votação popular realizada em 2016. 

Mpox – Essa foi a sugestão de Samuel Miriello, diretor da organização de saúde masculina Rézo, que já está usando o nome em suas campanhas de divulgação no Canadá. Até agora, é um dos nomes mais populares e deve constar na lista final da OMS. 

TRUMP-22 – Um usuário sugeriu esse nome sob a justificativa de que seria uma abreviação em inglês para “Erupção Tóxica de Procedência Misteriosa Não Reconhecida de 2022″. A denominação, claro, é uma referência direta o nome do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que se referiu diversas vezes ao patógeno causador da Covid-19 como “vírus chinês”.

Outros nomes, como mapox (man + pox), Magnuspox (referência a Preben von Magnus, virologista que descobriu o vírus) e Orthopox-22 também integram a lista. 

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas