_Cultura

Qual o preço de um anúncio durante o intervalo do Super Bowl?

Em 2022, o evento teve o minuto publicitário mais caro da história. Mas essa marca já foi atualizada na edição deste ano

Super Bowl

Imagem: Wikimedia Commons/Divulgação

No próximo domingo (12), acontece a 57ª edição do Super Bowl, a final da temporada 2023 da NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos. O evento costuma ser a maior audiência da televisão americana. Somente no ano passado, o Super Bowl LVI ,entre Cincinnati Bengals e Los Angeles Rams, atingiu 112,3 milhões de espectadores no total.

Com dezenas de milhares de pessoas assistindo à competição, essa se torna uma grande oportunidade para empresas anunciarem seus produtos durante os intervalos comerciais. 

Um espaço durante o intervalo do Super Bowl é o mais disputado da publicidade americana — e consequentemente, um dos mais caros. Mas, afinal, quanto custa um comercial no Super Bowl? Os valores dos anúncios que passam durante a transmissão deste ano, podem custar em torno de US$ 7 milhões (R$ 36,4 milhões) por apenas 30 segundos.

A Fox, detentora dos direitos de transmissão nos Estados Unidos, confirmou [via Variety] que todos os espaços publicitários foram vendidos. Cerca de 95% do estoque de anúncios já havia sido arrematado antes de setembro do ano passado. Ou seja: mais de cinco meses antes do Super Bowl. Isso aconteceu quando a temporada ainda nem sequer havia começado.

Nos últimos anos, as emissoras Fox e NBC adotaram um cronograma de venda mais agressivo, meses antes do evento, com o objetivo de obter lucros maiores. 

Com tamanha audiência, em 2022 foi quebrado o recorde de receita com o minuto publicitário mais caro da história do evento: mais de US$ 6 milhões (R$ 31,2 milhões) por 30 segundos. Ao todo, foram exibidos 58 anúncios, o que significa que o faturamento apenas com propagandas ultrapassou a marca de US$ 400 milhões (R$ 2 bilhões). 

Este ano, a empresa com maior quantidade de tempo no ar será a Anheuser-Busch InBev, que comprou três minutos para seu anúncio. Outras empresas de bebidas alcoólicas, como Heineken, Molson Coors e Remy Martin, também compraram tempo de tela e serão anunciantes para o público dos Estados Unidos.

O Super Bowl 2023 será disputado por Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs, e acontece no dia 12 de fevereiro. A partida será transmitida ao vivo a partir das 20h30 (Horário de Brasília) e será exibida na TV aberta pela Rede TV, além de ser transmitido pela ESPN (a cabo) e pelo Star+ (streaming). Além do duelo de futebol americano, o intervalo irá trazer diversos trailers e uma performance de Rihanna

Sair da versão mobile