Qual país tem mais animais venenosos e onde eles são mais perigosos

Dados indicam relação entre a presença de animais venenosos em países e estados com a temperatura do local. Confira no mapa
Qual país tem mais animais venenosos e onde eles são mais perigosos
Imagem: engin akyurt/Unsplash/Reprodução

Que a Austrália é conhecida por seus animais atípicos você já deve saber. Mas você sabia que o país não é o que possui mais animais venenosos? Um usuário do Reddit elaborou um mapa para mostrar quais países são os campeões no assunto. Os dados são do Conselho de Gestão de Pragas das Forças Armadas, dos Estados Unidos.

Em primeiro lugar, temos o México, com 80 espécies. Logo atrás, por uma pequena diferença, está o Brasil, com 79. Enfim, em seguida, vem a Austrália, com 66. Mas, apesar da quantidade, eles são mais venenosos do que os dos países anteriores.

Além disso, Colômbia, Índia, Indonésia e Vietnã também apresentam grandes quantidades, com mais de 50 espécies cada. Os lugares com menores números de animais venenosos são a Europa, a Ásia Central e o Canadá, com menos de 10 espécies por país. A contagem da França inclui a Guiana Francesa, considerada um departamento ultramarino do território francês.

Animais venenosos no mundo

Mapa dos animais venenosos no mundo. Imagem: Reprodução/Reddit

Lugares mais quentes têm mais animais venenosos

O destaque para os países da América Latina, como sendo um dos locais com mais espécies venenosas, é justificável. Isso porque a tendência é que lugares mais quentes tenham mais animais venenosos do que os mais frios. Entretanto, existem exceções, como o Caribe, Saara Ocidental, Madagascar, Butão e Lesoto, por exemplo.

Conforme apontou o site Brilliant Maps, os Estados Unidos seguem a tendência global. Sendo assim os estados do sul (os mais quentes) têm mais espécies venenosas do que os do norte. O Arizona é o principal, com mais de 30 espécies. Confira o mapa abaixo:

Animais venenosos nos EUA.

Mapa de espécies venenosas nos EUA. Imagem: Reprodução/Reddit

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas