A Qualcomm aproveitou o Mobile World Congress (MWC) 2024 para lançar um modem 5G com suporte a comunicação via satélite e inteligência artificial. Por meio de IA, a empresa promete mais eficiência no Snapdragon X80, com maior qualidade na recepção de sinal e menor consumo de energia.
O modem conta com um processador 5G turbinado com inteligência artificial que garante mais velocidade, cobertura de sinal e eficiência de energia, além de menor latência. Segundo a Qualcomm, o modem consome 10% a menos de energia e tem precisão de localização 30% melhor, quando conectado a uma rede mmWave.
O Snapdragon X80 é o primeiro modem 5G com banda estreita (Narrowband, ou NB) totalmente integrada com satélite de redes não terrestres (Non-Terrestrial Networks, ou NTN). Enquanto a velocidade de download máxima chega a 10 Gbps, o upload pode chegar a 3,5 Gbps, com suporte a frequências 5G mmWave e sub-6 GHz.
Os números são os mesmos encontrados na geração passada — o Snapdragon X75. Porém, a nova versão garante mais eficiência. Além disso, a IA deve melhorar o desempenho do aparelho em redes domésticas 5G FWA (Fixed Wireless Access).
Na estrutura, o Snapdragon X80 conta com seis antenas gerenciadas pela inteligência artificial. Em outras palavras, o dispositivo é capaz de configurar de forma autônoma as melhores opções para extensão e alcance de ondas mmWave.
Com a chegada do modem, espera-se também mais celulares no mercado com suporte à conexão 5G via satélite. A Qualcomm espera lançar os primeiros dispositivos com o Snapdragon X80 no segundo semestre de 2024.
Qualcomm lança chip FastConnect 7900 com suporte a Wi-Fi 7
No MWC 2024, a Qualcomm também anunciou um novo sistema de conectividade móvel chamado FastConnect 7900. Ele é o primeiro a integrar Wi-Fi, Bluetooth e Ultra Wideband em um único chip de 6 nm.
Com suporte ao mais recente Wi-Fi 7, o sistema alcança pico de velocidade de até 5,8 Gbps e tem compatibilidade com Bluetooth 5.4 para áudio espacial e ANT+.
O módulo também aproveita a inteligência artificial para oferecer menos latência e consumo de energia otimizado, ao mesmo tempo que se adapta a usos e ambientes específicos. Segundo a Qualcomm, a eficiência energética é até 40% maior do que o módulo FastConnect 7800 anterior.
A fabricante também espera lançar o FastConnect 7900 no segundo semestre de 2024.