Qualcomm vai centralizar produção de modens 5G da Apple em 2023

Apple tem planos para iniciar produção de modens 5G próprios, mas problemas no desenvolvimento adiaram os planos da empresa
modem 5G qualcomm
Imagem: Pixabay/Reprodução

A Qualcomm revelou em sua conferência do quarto trimestre, que será responsável pela maior parte dos modens 5G dos iPhones em 2023. O anúncio é bem diferente da projeção inicial, divulgada em meados de 2021, de que a empresa fabricaria cerca de um quinto do total, enquanto a maior parte teria produção da própria Apple.

O modem é o componente responsável pela conexão de internet. Alguns smartphones são fabricados com a peça integrada ao processador, enquanto em outros modelos ela é um componente à parte no hardware do celular. Com a popularização da tecnologia de conexão 5G, o “modem 5G” é um componente fundamental para os dispositivos móveis da nova geração.

No ano passado foi revelada uma parceria entre Apple e Taiwan Semiconductor Manufacturing, para a produção de modens 5G para seus dispositivos.  Algumas informações indicavam que o projeto já estava em fase avançada com a Apple já testando algumas versões de seus protótipos.

No entanto, os planos da Apple de produzir seu próprio modem 5G devem ser adiados por, pelo menos, mais um ano. Com o sucesso de seus chips próprios, a empresa estaria motivada a encerrar completamente a dependência de fabricantes terceiros, como a Qualcomm, por exemplo, mas, aparentemente, alguns problemas durante o desenvolvimento de seu modem 5G podem atrasar os planos.

No ano passado, informações do jornalista Mark Gurman, colunista da Bloomberg, já revelavam que os protótipos da Apple não funcionavam como o esperado e apresentavam um grave problema de superaquecimento que, na ocasião, ainda não havia sido solucionado.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas