Um vídeo impressionante bombou no Twitter nesta terça-feira (27): ele mostra quantas Terras cabem dentro do Sol e em outros planetas, como Júpiter e Saturno. O mais interessante é ver, via computação gráfica, como nosso planeta é pequeno perto do astro-rei.
Se contar a partir da linha do Equador, a Terra tem 12.756 quilômetros de diâmetro. Mesmo assim, seriam necessários 1,3 milhões de planetas idênticos ao nosso para preencher toda a massa do Sol, que chega a 1,392 milhão de km de diâmetro.
Em termos de comparação, seriam necessárias apenas 19 luas e meia para preencher toda a dimensão da Terra. O satélite tem 3.474 km de diâmetro. Para encher os 139.820 km de Júpiter, são necessários 682 planetas idênticos à Terra.
Assista ao vídeo:
Imensa bola de fogo
Líder do sistema solar, o Sol é um astro imenso que, sozinho, poderia guardar todos os planetas que o rodeiam. Um estudo do Planetário da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) comparou os vizinhos da Terra como se tivessem centímetros.
A partir do tamanho de Júpiter, que teria 30 cm, o Sol tem 291 cm – quase cem vezes mais que o maior planeta da Via Láctea.
Enquanto isso, a Terra mediria “míseros” 2,5 cm. Urano, Netuno e Saturno ficam entre os planetas maiores: eles têm 10,7 cm, 10,3 cm e 25 cm, respectivamente. Mas ainda estão muito atrás do astro rei.