_Tecnologia

Quem é Dario Durigan, diretor do WhatsApp cotado para ministério da Fazenda

Com 13 anos de carreira, advogado Dario Durigan assumiu cargo de diretor de Políticas Públicas do WhatsApp, em 2020

Quem é Dario Durigan, diretor do WhatsApp cotado para ministério da Fazenda

Imagem: Facebook/Reprodução

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, indicou Dario Durigan, atual diretor do WhatsApp no Brasil, para assumir o cargo de secretário-executivo da pasta. O nome dele surgiu após o ministro sugerir Gabriel Galípolo para a diretoria de política monetária do Banco Central, na segunda-feira (8). 

“Com tudo correndo bem na tramitação dos nomes dos diretores junto ao Senado Federal, o Dario assume a secretaria imediatamente após a posse do Gabriel Galípolo no Banco Central”, disse Haddad, em registro do G1

Formado em direito pela USP (Universidade de São Paulo) e mestre em Direito e Pesquisa Jurídica pela UnB (Universidade de Brasília), Durigan tem mais de 13 anos de carreira em órgãos públicos. 

Desde 2020, atua como diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp, cargo criado pela Meta para investir no combate às fake news — principalmente no ano eleitoral de 2022. 

No ano passado, o advogado disse ao Estadão que a plataforma tem as eleições brasileiras como “as mais importantes do mundo” e que estava em contato constante com as autoridades do país para atuar contra a desinformação. 

O cargo é uma resposta do WhatsApp às eleições de 2018, quando grupos usaram a rede para disparos em massa de informações falsas. Na posição, Durigan implementou parcerias com órgãos de imprensa e checagem de notícias, bem como a adoção do aviso em mensagens encaminhadas muitas vezes. 

Veja a carreira do atual diretor do WhatsApp 

Em seu perfil no LinkedIn, Dario Durigan informa que trabalhou como assessor especial da Prefeitura de São Paulo de 2015 a 2016. À época, Haddad era prefeito da capital paulista. 

Ele começou a trajetória profissional em 2009, como advogado. Em seguida, se tornou Coordenador de Projetos do Departamento de Gestão Estratégica da AGU (Advocacia Geral da União), onde permaneceu de 2010 a 2011.

De 2011 a 2015, foi assessor da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, no governo de Dilma Rousseff. Depois da prefeitura, voltou a atuar como advogado na Consultoria Jurídica da União, também em São Paulo, onde permaneceu de 2017 a 2020. 

Então, a partir de 2020, assumiu como Head de Políticas Públicas do WhatsApp. Caso assuma como secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Durigan terá um dos cargos mais altos da pasta. O secretário-executivo atua como auxiliar direto, supervisiona e coordena todos os órgãos ao lado do ministro. 

Sair da versão mobile