Quem é o bilionário que fará a 1ª caminhada espacial privada da história
Nesta quarta-feira (3), o programa Polaris anunciou no X/Twitter que a missão batizada “Polaris Dawn” deve ser lançada a partir de 31 de julho. Ela deve ser a primeira a realizar uma atividade extraveicular por uma empresa privada. O voo utilizará uma nave da SpaceX e será financiado pelo bilionário Jared Isaacman — que comandará a missão e também fará a caminhada espacial histórica.
A missão deve ser a primeira de três voos previstos, e utilizará trajes desenvolvidos pela SpaceX, de Elon Musk. Além disso, a missão terá como piloto o tenente-coronel aposentado da Força Aérea dos Estados Unidos, Scott “Kidd” Poteet. Além disso, estarão também na tripulação Sarah Gillis e Anna Menon, engenheiras de operações da SpaceX.
Inicialmente, o bilionário previu o voo privado para 2022. Porém, após vários adiamentos, a missão ocorrerá neste segundo semestre. A equipe pretende coletar dados e conduzir pesquisas para entender o impacto das viagens espaciais no corpo humano e na saúde. Além disso, Elon Musk quer testar as comunicações baseadas em laser Starlink da SpaceX.
Além da caminhada espacial do bilionário, a Polaris Dawn também será o voo tripulado de maior altitude (cerca de 700 km acima da Terra) desde as missões lunares Apollo, nas décadas de 1960 e 1970.
Quem é Jared Isaacman?
Jared Isaacman é o fundador da Shift4, empresa de processamento de pagamentos com sede em em Allentown, na Pensilvânia, nos EUA, fundada em 1999. Hoje, a Shift4 administra os pagamentos de um terço dos restaurantes e hotéis dos Estados Unidos.
Atualmente, o patrimônio líquido de Isaacman é de US$ 1,8 bilhão, de acordo com a Forbes. Além disso, ele também é dono da Draken International, empresa de defesa que treina pilotos da Força Aérea, com a maior frota privada de aeronaves militares do mundo.
Em 2021, o empresário financiou o lançamento da missão Inspiration4, que tinha o objetivo de arrecadar US$ 250 milhões para um hospital que faz pesquisa de câncer infantil nos EUA. Nesta missão, Isaacman viajou ao espaço com mais três turistas.
Em entrevista à Lehigh Valley Style, Jared Isaacman deu sua opinião sobre os gastos em viagens espaciais. “Eu certamente acho que 99,9 por cento dos nossos recursos deveriam ser gastos em tornar a vida melhor aqui na Terra, mas deveria haver uma pequena parte disso que seria gasta em desvendar os segredos do nosso sistema solar e do nosso universo”, disse.
“Seria absolutamente louco não fazer isso. Seria como olhar para o oceano e dizer: ‘Vou fazer isso em outro momento’. Temos que cruzar os oceanos e mares, escalar montanhas e explorar porque não sabemos o que vamos encontrar”, finalizou Isaacman.