Quem é Sabrina Carpenter, que chegou ao topo do Spotify Global com “Espresso”
Sabrina Carpenter atingiu o topo do Spotify global na última terça-feira (29), com “Espresso”, música que viralizou nas redes sociais. Mas é possível que você já tenha ouvido falar dela no ano passado.
Isso porque a cantora abriu os shows da turnê “Eras”, de Taylor Swift, e, pouco antes, em maio de 2023, foi atração do festival MITA, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Além disso, ela esteve envolvida em uma treta com Olivia Rodrigo. Mas de onde veio a nova promessa da música? Conheça a trajetória de Sabrina Carpenter com o Giz Brasil:
Sobrinha de dubladora e reality show de Miley Cyrus
A cantora e atriz norte-americana Sabrina Carpenter nasceu em 11 de maio de 1999, na Pensilvânia, antes de se mudar para Los Angeles, aos 13 anos. A mais nova de suas três irmãs, ela é filha da quiropraxista e ex-dançarina Elizabeth e de David Carpenter, que teve uma banda de garagem.
Foi ele quem construiu o primeiro estúdio da cantora, na casa onde moravam quando ela tinha 10 anos, de acordo com a People. Além disso, Carpenter é sobrinha de Nancy Cartwright, dubladora de Bart Simpson em “Os Simpsons”.
Foi aos 10 anos, também, que Sabrina começou a postar vídeos de covers de músicas no YouTube. Incluindo um de “Picture to Burn”, de Taylor Swift, que apareceu no telão da turnê da cantora, de quem Sabrina é fã. Também nessa idade, ela ficou em terceiro lugar no reality show “The next Miley Cyrus project”, uma competição de canto da estrela da Disney em busca de novos talentos.
Disney, turnê de Ariana Grande e “Meninas Malvadas”
Em 2011, Sabrina Carpenter estreou como atriz em uma participação em “Law & Order: SVU”. Dois anos depois, entrou para o elenco da série “The Goodwin Games” e contracenou com Daniel Radcliffe no terror “Amaldiçoado”. No mesmo ano, foi contratada pela Disney. Além de trabalhos de dublagem, ela participou da série “Garota Conhece o Mundo” e o filme “Uma Aventura de Babás” (2016).
Paralelamente, passou a investir na música, assinando contrato com a gravadora Hollywood Records. Então, lançou seu primeiro single, “Can’t Blame a Girl for Trying”, em 2014, e seu álbum de estreia “Eyes Wide Open”, em 2015. Depois, estreou outros quatro álbuns: “EVOLution”, “Singular: Act I”, “Singular: Act II”, “Emails I Can’t Send”, além do EP “fruitcake”, em 2023.
Além da turnê de Taylor Swift e do MITA, Sabrina ainda esteve no Brasil em 2017, quando abriu os shows de Ariana Grande, e em 2019, para promover o “Singular act 1”.
Como atriz, esteve em alguns longas, como “Dançarina Imperfeita” (2020) e “Crush à Altura” (2019), da Netflix, “O Ódio Que Você Semeia” (2018) e “Emergency”, que estreou no Festival de Sundance em 2022. Em 2020, também estreou na Broadway como Cady Heron no musical “Meninas Malvadas”, que conta com Reneé Rapp no elenco.
Viral no TikTok e treta com Olivia Rodrigo
Em 2021, Carpenter mudou para a gravadora Island Records e lançou seu novo álbum, “Emails I Can´t Send”, no ano seguinte. Ela viralizou no TikTok com o single “Nonsense”. A faixa “Because I Liked A Boy” também repercutiu por possivelmente se tratar de seu relacionamento com Joshua Bassett, ex-namorado de Olivia Rodrigo.
Os artistas protagonizaram um dos triângulos amorosos mais comentados da mídia na época do lançamento de “Driver’s License”, no mesmo ano. A letra de Rodrigo dizia que o ator provavelmente estaria “com aquela garota loira”, o que levou a diversas teorias dos fãs na internet.
Em 2022, Sabrina lançou uma suposta resposta para Olivia Rodrigo em “Skin”. A letra diz “Talvez você não tivesse a intenção, talvez loira fosse a única rima”.
Assista ao clipe de “Espresso” abaixo: