Cultura

Quem é Victoria Monét, autora dos hits de Ariana Grande — que vem ao Brasil este mês

Conheça a cantora que já compôs para Fifth Harmony, Selena Gomez e Blackpink e possui três indicações ao Grammy

A cantora e compositora indicada ao Grammy Victoria Monét se apresenta no Brasil pela primeira vez este ano. Ela será headliner no festival AFROPUNK Bahia, no dia 18 de novembro no Parque de Exposições, em Salvador, com ingressos disponíveis no Sympla.

Se você nunca ouviu falar sobre Victoria, saiba que ela é uma das maiores promessas do R&B atual. Mas, apesar de estar começando a despontar como vocalista, ela já se estabeleceu como compositora há algum tempo, com músicas para nomes populares do pop como Ariana Grande, Fifth Harmony, Selena Gomez e Blackpink.

Além disso, seu currículo já conta com três indicações ao Grammy. A mais recente foi em 2021, concorrendo em Melhor Música de R&B com “Do It”, do duo Chloe e Halle. Já no ano anterior, ela foi indicada à disputada categoria de Álbum do Ano e Gravação do Ano por “Thank u, Next” e “7 Rings”, ambos de Ariana Grande.

É com Grande, aliás, que a cantora mantém sua principal parceria. Ela e seu produtor musical, Tommy Brown, conheceram a cantora pop quando ela estava começando sua carreira, na Nickelodeon. “Acho que foi dois anos antes de seu primeiro álbum”, disse em 2014 (via StyleCaster). “Fomos umas das primeiras pessoas a trabalhar com ela e acho que ela tem uma confiança especial em nós porque não viemos depois que ela explodiu”.

Mais recentemente, Monét participou da abertura dos shows da Dangerous Woman Tour de Ariana Grande, em 2017. Dois anos depois, a dupla lançou o videoclipe “Monopoly”, com Monét nos vocais, o que a tornou ainda mais popular. Mas antes mesmo disso, elas já haviam cantado juntas em outra música, “Better Days”, de 2016, uma homenagem a Alton Sterling e Philando Castile, dois jovens mortos por violência policial nos Estados Unidos.

Como começou a carreira de Victoria Monét?

Victoria Monét McCants nasceu em Atlanta, Geórgia, nos EUA, e se mudou para Sacramento, Califórnia, ainda na infância. Em 2008, entrou em contato com  o produtor Rodney “Darkchild” Jerkins, por trás das músicas de seus artistas preferidos, no MySpace, e ele a convidou para uma audição para um grupo feminino. Após uma semana, ela se tornou integrante do Purple Reign, em Los Angeles. Um ano depois, a banda assinou contrato com a gravadora Motown Records.

O Purple Reign não foi para a frente, mas se tornou uma escola de escrita para Monét. Enquanto esperava pela estreia de seu álbum, a artista aprendeu sobre música com o escritor LaShawn Daniels, e começou a escrever para outros cantores. A primeira composição profissional da qual participou foi em “Last Train to Paris”, do Diddy Dirty Money, em 2010.

Em 2014, Monét lançou seu primeiro EP, “Nightmares & Lullabies: Act 1”, seguido por uma parte dois no ano seguinte. Em 2020, veio seu álbum de estreia, “Jaguar”, que também ganhou uma continuação este ano, o “Jaguar II”. Ouça abaixo:

Com informações da Billboard.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas