Quer ver Pelé jogando? Assista a 3 jogos históricos do Rei na íntegra
Nem todos os amantes de futebol tiveram a oportunidade de acompanhar a carreira de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, maior esportista do século 20 e ídolo máximo do futebol brasileiro.
Felizmente, é possível assistir a alguns jogos históricos do craque na internet. Abaixo listamos três dos jogos mais marcantes de Pelé, com as camisas da seleção brasileira e do Santos Futebol Clube.
Final da Copa de 58
A Copa do Mundo de 1958 foi a primeira vencida pela seleção brasileira na história dos mundiais. O protagonista não poderia ser diferente: o garoto Pelé, então com 17 anos. Por obra do acaso, ele ficou com a camisa 10 no sorteio da FIFA, um número que foi imortalizado — e, desde então, passou a ser usada pelos grandes craques do futebol Mundial.
A partida terminou 5 x 2 para o Brasil e ficou marcada por um dos gols mais bonitos da história das Copas. Pelé domina no peito uma bola cruzada do lado esquerdo do campo, dá um belo chapéu no zagueiro sueco e finaliza de perna direita sem deixar a bola cair no chão. Fica ainda mais legal vendo as imagens.
Copa Intercontinental de 1963
A Copa Intercontinental era um torneio disputado pelos campeões da Copa Libertadores da América e Liga dos Campeões da UEFA. O título era disputado em um sistema de dois jogos, ida e volta. Na edição de 1963, o Santos estava em busca de seu segundo título intercontinental — o primeiro foi conquistado em 1962 — e enfrentou a equipe do Milan, campeã europeia.
A primeira partida foi vencida pelos italianos por 4 x 2 e a segunda pelo Santos, que devolveu o placar da partida anterior. Com tudo empatado, a decisão foi para um terceiro jogo de desempate, uma partida eletrizante, que acabou com a vitória do time da Vila Belmiro por 1 x 0.
Em 2017, o Conselho da FIFA aprovou o reconhecimento dos campeões da Copa Intercontinental como campeões Mundiais. Com isso, o Santos passou a ser reconhecido oficialmente bicampeão mundial.
Final da Copa de 70
Outro grande jogo do Rei foi Brasil x Itália pela final da Copa do Mundo de 70, quando a seleção canarinho levou a taça Jules Rimet para casa pela terceira. Pelé já era um jogador experiente, mas ainda ostentava uma boa forma física no auge dos seus 30 anos. Além do Rei, a seleção contava com craques como Gérson, Rivelino, Jairzinho, Tostão, Clodoaldo e Carlos Alberto Torres, formando uma das melhores seleções de todos os tempos.
O jogo terminou em 4 x 1, um placar que refletiu bem a superioridade técnica da seleção brasileira. Um lance histórico da partida é o quarto gol, marcado por Carlos Alberto Torres. A jogada começa com Clodoaldo driblando quatro marcadores, passando a bola para Roberto Rivelino, que encontra Jairzinho — artilheiro do Brasil naquela Copa. Jair passa para Pelé, que tranquilamente abre na direita para o capitão do tri acertar um forte chute cruzado para fechar o placar. Vale rever.