_Utilidades domésticas

Fã de Star Wars usa Roomba, ventilador e lata de lixo para criar um R2-D2 que limpa a casa

Matthew Scott Hunter usou um Roomba, uma lata de lixo, um alto-falante Bluetooth, um ventilador e muita criatividade para fazer um R2-D2 que limpa a casa.

GIF: Matthew Scott Hunter/YouTube

É impressionante pensar que alguém conseguiu juntar seu amor por pisos limpos e por Star Wars antes das equipes de marketing da Disney, da Lucasfilm e da iRobot. Usando itens domésticos aleatórios, Matthew Scott Hunter transformou seu robô aspirador em uma unidade Artoo que limpa sua casa.

Inspirado por uma lata de lixo com aparência de robô que ele viu em uma garagem, Hunter começou com uma lata de lixo, que virou o corpo e a cabeça abaulada do androide, que foi então aprimorada com pernas feitas de cartolina rígida e um monte de itens domésticos aleatórios para detalhes.

Hunter não conseguiu fazer uma réplica perfeita do R2-D2 por causa do formato do robô aspirador usado no pé da frente. Então, ele optou por criar um androide astromecânico personalizado batizado de R9-D9, com uma pintura tão bonita que deixaria o Homem de Ferro tentado a abandonar JARVIS.

O androide inteiro acabou pesando cerca de 6 kg, o que era leve o suficiente para um robô aspirador puxá-lo pela casa sem reduzir significativamente a vida útil da bateria. Para ajudar ainda mais a dar vida à sua criação, um ventilador oscilante foi sacrificado para fazer a cabeça abaulada de R9-D9 girar para frente e para trás, enquanto um alto-falante Bluetooth escondido dentro, alimentado por uma bateria portátil, reproduz sons do robô durante a limpeza.

Por causa das mudanças, o aspirador não consegue mais limpar um monte de lugares da casa, como debaixo do sofá e das mesas. No entanto, este parece ser um sacrifício menor para ter um Artoo que ajuda de verdade nas tarefas de casa.

Sair da versão mobile