Racer: conheça a aeronave que é metade avião e metade helicóptero
Com velocidade máxima que ultrapassa os 400 km/h, o Racer chega a ser mais rápido que os mais velozes helicópteros militares. Por exemplo, o Black Hawk e o Chinook — ambos fabricados por empresas dos EUA — alcançam até 295 km/h e 302 km/h, respectivamente.
A ideia da Airbus é implementar o Racer em missões de busca e resgate, além de transportes intermunicipais. Para o futuro, o plano é utilizar a aeronave híbrida em voos comerciais, ao lado dos eVTOL (também conhecidos como carros voadores).
No vídeo a seguir, é possível ver o veículo em ação, incluindo alguns detalhes sobre a construção e o funcionamento dele:
As vantagens do Racer
Além de ser mais rápido que helicópteros tradicionais, o Racer é mais econômico, emite menos gases poluentes e faz menos barulho ao voar. A aeronave faz parte do programa europeu Clear Sky 2, que incentiva a criação de veículos aéreos com menor emissão gás carbônico (CO2).
Segundo a Airbus, o Racer reduz em 20% o consumo de combustível e as emissões de CO2, em comparação com aeronaves convencionais do mesmo peso. Graças às asas laterais, o veículo ainda sofre menos com vibrações, sendo mais confortável que qualquer outro helicóptero.
Por enquanto, existe somente uma unidade de demonstração do Racer no mundo. Ele custou 200 milhões de euros (cerca de R$ 1,1 bilhão) para ser construído e realizou um voo de testes na base da Airbus Helicopters, em Marignane, no sul da França. Cerca de 150 executivos do setor, políticos e representantes da União Europeia estavam presentes, segundo a Reuters.
Para que o Racer possa ser vendido ao público geral, a Airbus precisa atrair o interesse de potenciais compradores primeiro. Por enquanto, a aeronave existe mais como uma ideia bastante promissora.