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Racer: conheça a aeronave que é metade avião e metade helicóptero
Com velocidade máxima que ultrapassa os 400 km/h, o Racer chega a ser mais rápido que os mais velozes helicópteros militares. Por exemplo, o Black Hawk e o Chinook — ambos fabricados por empresas dos EUA — alcançam até 295 km/h e 302 km/h, respectivamente.
A ideia da Airbus é implementar o Racer em missões de busca e resgate, além de transportes intermunicipais. Para o futuro, o plano é utilizar a aeronave híbrida em voos comerciais, ao lado dos eVTOL (também conhecidos como carros voadores).
No vídeo a seguir, é possível ver o veículo em ação, incluindo alguns detalhes sobre a construção e o funcionamento dele:
As vantagens do Racer
Além de ser mais rápido que helicópteros tradicionais, o Racer é mais econômico, emite menos gases poluentes e faz menos barulho ao voar. A aeronave faz parte do programa europeu Clear Sky 2, que incentiva a criação de veículos aéreos com menor emissão gás carbônico (CO2).
Segundo a Airbus, o Racer reduz em 20% o consumo de combustível e as emissões de CO2, em comparação com aeronaves convencionais do mesmo peso. Graças às asas laterais, o veículo ainda sofre menos com vibrações, sendo mais confortável que qualquer outro helicóptero.
![Racer decola como helicóptero e voa como avião](https://gizmodo.uol.com.br/wp-content/blogs.dir/8/files/2024/05/racer-2.jpg)
Racer decola como helicóptero e voa como avião (Imagem: Airbus/Divulgação)
Por enquanto, existe somente uma unidade de demonstração do Racer no mundo. Ele custou 200 milhões de euros (cerca de R$ 1,1 bilhão) para ser construído e realizou um voo de testes na base da Airbus Helicopters, em Marignane, no sul da França. Cerca de 150 executivos do setor, políticos e representantes da União Europeia estavam presentes, segundo a Reuters.
Para que o Racer possa ser vendido ao público geral, a Airbus precisa atrair o interesse de potenciais compradores primeiro. Por enquanto, a aeronave existe mais como uma ideia bastante promissora.