Tecnologia

Racer: conheça a aeronave que é metade avião e metade helicóptero

Com velocidade máxima que ultrapassa os 400 km/h, aeronave Racer é mais rápida que os mais velozes helicópteros militares
Imagem: Airbus/Divulgação
A Airbus desenvolveu uma aeronave que funciona como helicóptero e avião ao mesmo tempo. Apresentado na França, na semana passada, o Racer conta não só com a hélice principal, como também com dois rotores apontados para frente. Isso significa que o veículo pode decolar verticalmente, assim como voar em alta velocidade.

Com velocidade máxima que ultrapassa os 400 km/h, o Racer chega a ser mais rápido que os mais velozes helicópteros militares. Por exemplo, o Black Hawk e o Chinook — ambos fabricados por empresas dos EUA — alcançam até 295 km/h e 302 km/h, respectivamente.

whatsapp invite banner

A ideia da Airbus é implementar o Racer em missões de busca e resgate, além de transportes intermunicipais. Para o futuro, o plano é utilizar a aeronave híbrida em voos comerciais, ao lado dos eVTOL (também conhecidos como carros voadores).

No vídeo a seguir, é possível ver o veículo em ação, incluindo alguns detalhes sobre a construção e o funcionamento dele:

As vantagens do Racer

Além de ser mais rápido que helicópteros tradicionais, o Racer é mais econômico, emite menos gases poluentes e faz menos barulho ao voar. A aeronave faz parte do programa europeu Clear Sky 2, que incentiva a criação de veículos aéreos com menor emissão gás carbônico (CO2).

Segundo a Airbus, o Racer reduz em 20% o consumo de combustível e as emissões de CO2, em comparação com aeronaves convencionais do mesmo peso. Graças às asas laterais, o veículo ainda sofre menos com vibrações, sendo mais confortável que qualquer outro helicóptero.

Racer decola como helicóptero e voa como avião

Racer decola como helicóptero e voa como avião (Imagem: Airbus/Divulgação)

Por enquanto, existe somente uma unidade de demonstração do Racer no mundo. Ele custou 200 milhões de euros (cerca de R$ 1,1 bilhão) para ser construído e realizou um voo de testes na base da Airbus Helicopters, em Marignane, no sul da França. Cerca de 150 executivos do setor, políticos e representantes da União Europeia estavam presentes, segundo a Reuters.

Para que o Racer possa ser vendido ao público geral, a Airbus precisa atrair o interesse de potenciais compradores primeiro. Por enquanto, a aeronave existe mais como uma ideia bastante promissora.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas