Ranking lista memes mais procurados no Brasil entre março e agosto; veja
Você sabe qual é o meme mais famoso do Brasil em 2023? Um levantamento da plataforma de idiomas Preply divulgou, na última semana, os memes mais procurados nos mecanismos de busca de março a agosto deste ano de acordo com o Google Trends.
Uma análise descobriu a quantidade de vezes que cada um dos 11 virais da internet foram pesquisados. Confira a lista abaixo e conheça seus significados. Veja também os principais memes de 2022 nesta matéria do Giz Brasil.
Apocalíptico
No início do ano, o influenciador digital recifense Estevão Ferreira fez sucesso nas redes sociais com o bordão “apocalíptico”. A expressão se refere a algo polêmico, que chama atenção. Em 2020, ele criou também o famoso meme “beijos de luz”.
Zé da Manga
O refrão “Ah, Zé da Manga/ Zé da Manga..” ficou na cabeça de muitos brasileiros, tornando-se um dos memes memes de maior destaques nas buscas dos brasileiros. A música surgiu do canal de remixes de funk do Youtube Sr. Nescau. O trecho, que lembrar o famoso “gemidão do zap”, viralizou depois que o streamer Nobru caiu na trollagem.
Alisa meu pelo
O meme “alisa meu pelo”, que acompanha a imagem de uma onça-pintada em referência à nota de R$ 50, significa um pedido de carinho com conotação sexual. De acordo com o Canaltech, a primeira referência sobre o uso da expressão que se tem registro foi publicada na internet em abril de 2017.
Lá ele
O popular termo baiano “lá ele”, usado principalmente em Salvador, é uma forma de negar uma frase de duplo sentido dita por outra pessoa. O bordão cresceu na Copa do Mundo de 2022, porque o nome da mascote do torneio, La’eeb, tinha pronúncia semelhante à da gíria.
Fake Natty
O canal do nutricionista Rodrigo Góes é um dos mais populares do país atualmente, fazendo viralizar diversos memes, incluindo a expressão “fake natty”, usada para apontar pessoas “falsas naturais”, que chegam a um corpo sarado através do uso de hormônios sintéticos.
Attenzione pickpocket
Um dos maiores virais do ano surgiu em julho, quando uma mulher italiana ganhou fama ao alertar turistas sobre batedores de carteira em Veneza. Pelas ruas da cidade, ela filma os ladrões enquanto grita “attenzione, borseggiatrici”, o que significa algo como “cuidado com os batedores de carteiras”, em tradução livre.
Pprt
Não exatamente um meme, pprt é uma abreviação da gíria “papo reto”, que significa que uma pessoa está falando a verdade, de forma direta. De uns tempos para cá, o termo se tornou amplamente usado nas redes sociais.
Não gostei, asmei
Em junho, o podcast “PodPah” recebeu o cantor angolano Príncipe Ouro Negro para uma conversa com o comediante Diogo Defante no quadro Rango Brabo. Então, durante a prova de um doce, ele disse a frase que se tornaria meme: “Não gostei… asmei!”.
Suquinho de maracujá
Em maio, o garotinho Arthur Pires, de 6 anos, acumulou cerca de 80 milhões de visualizações no Instagram após seus pais publicarem um vídeo no qual ele aparecia alegre tomando um suco de “murucujá”, como diz a criança, ao som de uma música de Kevin o Chris.
Mini querida
A expressão mini querido ou mini querida, comumente associada a crianças e animais. Muito usada no X, ou Twitter, desde o início do ano, ela ficou ainda mais famosa após uma entrevista da menina Marina de Almeida, de 8 anos, que viralizou após dar uma resposta sincera sobre sua opinião em relação à volta às aulas em entrevista à TV Globo.
Fui ao mossar
Anos atrás, uma placa na porta de estabelecimento chamou atenção pela frase “Fui ao mossar”, o mesmo que “Fui almoçar”. Em 2015, o perfil do Facebook “Gramaticando” publicou o meme, que repercutiu novamente este ano, sobretudo após uma postagem do canal South America Memes. Muitos internautas defenderam a frase, conscientizando as pessoas em relação ao preconceito linguístico.