Recorde mundial de aceleração de 0 a 100 km/h é batido por um carro elétrico; veja

Recorde anterior era de pesquisadores suíços que tinham desbancado alemães em 2016
elétrico
Imagem: Green Team/Reprodução

Por muito tempo imperou o estigma de que veículos elétricos não são tão velozes quanto os com motores à combustão. Mas este pensamento vem mudando aos poucos, na  medida em que a tecnologia vai avançando e os pesquisadores esmiuçam esses carros.

O Tesla Roadster, por exemplo, é um dos responsáveis por contestar o estigma de que os elétricos não são tão velozes quanto os a motor à combustão. Além disso, o Tesla é um dos principais expoentes do segmento de esportivos elétricos.

O auto é capaz de ir de 0 a 100 Km/h em apenas 1,9 segundos, rompendo a quase intransponível barreira dos 2 segundos, desafiadora até mesmo para os esportivos com motor à combustão.

Os outros veículos fabricados pela empresa chefiada por Elon Musk, não são tão velozes quanto o Roadster, mas atingem 100 Km/h rapidamente, fato que agrada os entusiastas de carros velozes.

Ao contrário do pensamento da maioria, motores à combustão não são indispensáveis em veículos velozes. Apenas um entre os dez mais velozes do planeta tem motor à combustão: o Fahlke Larea GT1 S12. O carro tem um potente motor V8 de 1.260 combinado com uma carroceria especial que pesa só 900 Kg, o que é bem leve se comparado aos da mesma categoria.

Os outros veículos do ranking são completamente elétricos ou possuem motores híbridos, mesclando combustão e eletricidade para atingir altas velocidades.

Estudantes da Universidade de Stuttgart (Alemanha), conhecidos como Green Team, desenvolveram um carro elétrico capaz de ir de 0 a 100 Km em apenas 1,46 segundo. O pico de aceleração, de acordo com a equipe, é o mesmo atingido por naves espaciais na reentrada da atmosfera terrestre.

A equipe já foi detentora de outros recordes na década e agora recuperou o posto de “veículo mais rápido do mundo”. A marca foi atingida na segunda tentativa, já que na primeira, problemas técnicos impediram a realização dos testes, que levaram mais de um ano em preparação para atingir o resultado.

O livro dos recordes, o Guinness World Records, registrou que a marca foi atingida pelos estudantes em uma pista de Renningen, em Stuttgart, na Alemanha, em 23 de setembro. O anterior era de pesquisadores suíços da equipe AMZ, que derrubaram o recorde do Green Team em 2016, com um veículo que foi de 0 a 100 Km/h em 1,51.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas