Frota militar dos EUA vai adotar veículos elétricos e cortar a gasolina

A Defesa dos EUA contratou a General Motors para desenvolver bateriais e carros militares elétricos para o Exército, Marinha e Forças Aéreas.
Frota militar dos EUA vai adotar carros elétricos e cortar a gasolina
Imagem: Exército EUA/Divulgação

A UIT, empresa de inovação militar dos EUA, contratou a gigante General Motors (GM) para desenvolver veículos militares elétricos. O objetivo é reduzir a dependência de combustíveis fósseis, segundo informações do site Electrek

A compra de carros elétricos integra um plano elaborado pela Defesa norte-americana para conter as mudanças climáticas em cada uma de suas divisões. 

Um relatório do órgão lançado na última quinta-feira (6) classificou as mudanças climáticas como uma “questão de segurança nacional”. Os veículos devem servir o Departamento de Defesa, que inclui o Exército, Marinha, Fuzileiros Navais e Força Aérea dos EUA. 

No primeiro momento, os veículos serão funcionais – ou seja, de assistência e uso interno. No futuro, o objetivo é abandonar os combustíveis fósseis em veículos táticos, usados em operações das forças armadas. 

O plano é que os carros elétricos da GM para o exército norte-americano sigam os moldes do GMC Hummer EV. O próximo passo, agora, é o desenvolvimento de baterias que sustentem os serviços pesados da prática militar. 

A GM, por sua vez, diz que vai usar sua plataforma Ultium, uma arquitetura de veículos elétricos, para atender aos padrões da Defesa dos EUA. Os modelos têm opções de bateria que variam de 50 kWh até 200 kWh, com espaço para até 24 módulos adaptáveis. 

O Exército e a Marinha dos EUA querem zerar as emissões líquidas de carbono até 2050, enquanto a Força Aérea colocou 2046 como meta. Os veículos elétricos devem ser um ponto a fazer desses objetivos. 

Assine a newsletter do Gizmodo

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas