_Android

Os recursos mais bacanas do Android L que o Google não anunciou

O Android L foi disponibilizado esta semana como preview, e sua versão final deve chegar a smartphones e tablets no final do ano. Há vários recursos novos e interessantes, mas depois de brincar com a versão para desenvolvedores, descobrimos um monte de coisas bacanas que o Google não mencionou na keynote do evento I/O – […]

O Android L foi disponibilizado esta semana como preview, e sua versão final deve chegar a smartphones e tablets no final do ano. Há vários recursos novos e interessantes, mas depois de brincar com a versão para desenvolvedores, descobrimos um monte de coisas bacanas que o Google não mencionou na keynote do evento I/O – eis a lista.

Aviso: este é um preview do Android L para desenvolvedores e, como tal, pode mudar até ser lançado. Pode haver ainda mais recursos que não encontramos ainda, enquanto outros podem ser removidos ou modificados no futuro, quando ele chegar ao público em geral.

Também vale lembrar: alguns recursos do Android L já estão presentes em skins de fabricantes, ou em apps de terceiros; mas aqui estamos falando de funcionalidades que, a partir de agora, podem chegar a todos os usuários do próximo Android, sem instalações adicionais ou sem ficar restrito a uma fabricante.

Modo “não perturbe” silencia notificações

Até agora, o Android padrão não consegue bloquear todas as notificações se você precisar de um pouco de paz e tranquilidade. Isso muda com o Android L: abra o painel de configurações rápidas na área de notificações, e você verá um botão Notificações. Aqui, você pode ativar um modo Não Perturbe. Defina o período de silêncio por um tempo determinado, ou desligue todas as notificações até você reativá-las depois. E sim, é possível liberar ligações de contatos importantes (marcados com estrela), por exemplo.

“Adaptive Brightness” é o brilho automático mais esperto

O brilho automático é um recurso que funciona bem para alguns, e terrivelmente mal para outros. Em versões anteriores, você pode definir manualmente o nível de brilho, ou configurá-lo para “auto” e dar o controle ao smartphone. Obviamente, isto é menos do que ideal.

No Android L, o Google introduziu um novo recurso chamado Adaptive Brightness que combina brilho manual e automático. Você pode ajustar manualmente o brilho ao nível que quiser. Depois, a tela irá se ajustar com base na luz ambiente, para que fique no mesmo brilho em relação à luz ao seu redor. Desta forma, você pode configurar o brilho sem depender de um nível absoluto.

Android Beam ficou (um pouco) mais fácil de usar

O Android Beam sempre foi uma das funções que soavam muito melhor no papel do que funcionavam na prática. Você precisa abrir o arquivo/contato a compartilhar, tocar os dois dispositivos, e tocar e segurar a tela até estabelecer a conexão.

No Android L, você pode iniciar uma transferência pelo Android Beam através do menu Compartilhar. Isso o prepara para compartilhar um arquivo; em seguida, basta tocar os dois dispositivos para completar a conexão. Isso reduz drasticamente o tempo necessário para manter os dois aparelhos juntos. Não é perfeito, mas agora pode realmente ser um recurso que muitos usarão.

Deslize para acessar o discador a partir da tela de bloqueio

Em versões anteriores do Android, você pode deslizar para a direita na tela de bloqueio para abrir rapidamente o app da câmera. Agora, o Google adicionou a habilidade de deslizar para a esquerda e ir diretamente ao app de discagem. Isto parece tomar o lugar dos widgets na tela de bloqueio. Esta compilação do Android não é final, então os widgets podem voltar, mas por enquanto o discador é a única opção.

Um só lugar para desativar as notificações de cada app

Você já pode desativar as notificações de qualquer app: basta ir em Configurações > Aplicativos, selecionar um deles e desmarcar o botão “Mostrar notificações”. Agora, o Google tornou um pouco mais fácil desativar as notificações de vários apps ao mesmo tempo.

No app Configurações, toque em Som e Notificações > Exibir notificações > Notificações de aplicativos. Surge então uma lista de todos os apps do seu dispositivo. Toque em um deles e você verá a caixa de seleção “Mostrar notificações”.

Não é muito diferente do que fazemos hoje, porém é mais simplificado, e você não precisa alternar entre a lista de apps Instalados/Rodando/Todos, nem lidar com outras opções para calar a boca de algum app chato.

Pesquise no app Configurações para descobrir opções mais escondidas

O app Configurações tem inúmeras funcionalidades úteis, mas se você não souber o que está procurando, pode ser difícil encontrar. Agora, o app vem equipado com uma caixa de pesquisa. Para ações comuns, como Wi-Fi ou Bluetooth, você provavelmente não vai precisar dele, mas se você está procurando o ajuste para correção de cor para daltônicos, por exemplo, a caixa de busca pode ser uma grande ajuda.

Estimativa do tempo em que a bateria estará carregada (ou quanto tempo ela vai durar)

O Google prometeu uma série de novos recursos para economia de bateria no Android L. Eles só não mencionaram que o Android padrão agora irá estimar quanto tempo leva para carregar totalmente a bateria. Quando o dispositivo estiver conectado, a tela de bloqueio exibirá quanto tempo vai demorar até que a bateria chegue a 100%.

Além disso, quando o aparelho está desconectado, a seção de bateria do app Configurações irá estimar quanto tempo sua bateria vai durar, e quando o aparelho vai desligar. Essas estimativas serão precisas? Isso provavelmente vai depender do seu uso e das configurações do Economizador de Bateria, mas é bom ter essas informações de um jeito ou de outro.

Leia PDFs sem app nativo

Quantas vezes você realmente precisa ler um PDF no smartphone? Quase nunca, mas o suficiente para irritar quando isso não é possível de forma nativa. Em um tablet, talvez isso seja um problema maior. Quem não possui o Quickoffice instalado, por exemplo, nota essa ausência. Felizmente, o Android L agora inclui um leitor de PDF embutido. O Android Police nota que ele não está ativado por enquanto, mas deve funcionar para todos quando o Android L for lançado.

Sair da versão mobile