Enquanto o novo coronavírus continua se espalhando pela China e surge aos poucos em outros países do mundo, várias grandes redes sociais estão combatendo o surto em uma frente diferente: tentando conter a disseminação de desinformação e informações falsas em meio a uma emergência de saúde pública.

Informações falsas sobre o novo coronavírus tem se espalhado em diversas plataformas. Até agora, 23 países além da China relataram casos da doença e mais de 300 pessoas morreram – todas no país asiático.

A questão é: o que essas plataformas de mídias sociais estão fazendo a respeito disso?

Twitter

Já foram publicados mais de 15 milhões de tuítes sobre o surto nas últimas quatro semanas, embora não tenha acontecido “tentativas coordenadas de espalhar a desinformação em escala”, conforme escreveu a empresa em um comunicado recente.

Questionamos o protocolo existente que o Twitter vem citando e um porta-voz nos indicou para uma página da política global em relação à manipulação, que proíbe contas enganosas, falsas e de spam.

Pesquisas no Twitter para “coronavírus” em alguns países mostram uma mensagem dizendo “Conheça os fatos” e um link para o Ministério da Saúde. De acordo com a rede social, mais países passarão a ver uma mensagem como essa caso “seja necessário”.

A rede social dos 280 caracteres já tinha testado uma solução similar nos Estados Unidos, tentando combater a desinformação sobre vacinas.

Facebook

O Facebook não tem o melhor histórico quando se trata de eliminar desinformação. Publicações anti-vacina, depoimentos sobre como o óleo de cobra pode ajudar na saúde e outras informações enganosas apareciam de forma desenfreada na plataforma, até que a pressão pública finalmente surtiu efeito e o Facebook começou a tomar medidas para conter mentiras.

Desta vez, felizmente, não foi preciso que o público pegasse no pé da rede social para que fizessem algo. O Facebook foi pró-ativo e designou um time global de checagem de fatos para identificar publicações falsas sobre o novo coronavírus e prometeu derrubar “alegações falsas ou teorias conspiratórias” que forem assim assinaladas pelas autoridades de saúde.

Em uma publicação no blog da empresa, o chefe de saúde do Facebook, Kang-Xing Jin, explicou que esses tipos de posts falsos violam as políticas existentes da plataforma que proíbem conteúdo que possa causar danos físicos. Hashtags que perpetuam reivindicações falsas semelhantes também serão bloqueados.

“Estamos nos concentrando em alegações que são projetadas para desencorajar o tratamento ou tomar as devidas precauções”, escreveu Jin. “Isto inclui alegações relacionadas a falsas curas ou métodos de prevenção – como o uso de um alvejando que curaria o coronavírus – ou alegações que criam confusão sobre as opções de saúde que estão disponíveis”.

Snapchat

Como os posts do Snapchat têm uma vida útil de apenas 24 horas e a plataforma não tem um feed público, seu próprio design impede que a desinformação e notícias falsas se propaguem demais, disse um porta-voz da empresa ao Gizmodo via e-mail.

Você poderia pensar que o recurso Discover do aplicativo funciona basicamente como um feed de notícias, mas seu conteúdo é selecionado, confiando em empresas e editores previamente avaliados pelo Snap.

Reddit

O Reddit tem uma série de comunidades tóxicas e cheias de teorias da conspiração, mas tem usado sua experiência para este caso. Na última sexta-feira (31), a rede social colocou um banner no topo de sua página inicial direcionando os usuários à megapostagem do fórum r/AskScience com todas as perguntas e respostas sobre o surto do novo coronavírus.

O Reddit também colocou em quarentena o subreddit r/Wuhan_Flu “por conter informações erradas e/ou conteúdo falso”, segundo um porta-voz da empresa. Isso fez com que o fórum fosse excluído dos resultados de pesquisa e recomendações e limitou a capacidade dos usuários de compartilhar seu conteúdo.

Os fóruns em quarentena também exigem que os usuários optem por entrar por meio de uma solicitação, antes de ver qualquer conteúdo. A ideia é evitar a exposição acidental. No caso deste subreddit específico, o Reddit também fornece uma mensagem de aviso e um link para a página do Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.