Cultura

Reino Unido não recomenda viagens para várias regiões do Brasil

Reino Unido desaconselha viagens para regiões turísticas do Brasil como Rio, SP e Nordeste; veja lista e motivos

Dos mais de 3,2 milhões de visitantes estrangeiros no Brasil entre janeiro e maio de 2024, 74.181 turistas do Reino Unido estivaram no país. O local foi o nono que mais emitiu turistas para o território brasileiro, com um aumento de 17,4%, de acordo com a Embratur, do MTur (Ministério do Turismo), e da PF (Polícia Federal). Porém, apesar da quantidade elevada de viajantes, o governo britânico não recomenda viagens para diversas regiões do país.

whatsapp invite banner

Para garantir uma experiência turística segura aos seus cidadãos, o site do governo do Reino Unido possui páginas de aconselhamentos para quem deseja viajar para países do exterior. Um desses é lugares o Brasil, onde o governo da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte alertam para perigos nas principais regiões turísticas.

De acordo com o site, o FCDO (Ministério das Relações Exteriores, Commonwealth e Desenvolvimento) desaconselha as viagens, exceto as essenciais, para o Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e o Nordeste. Veja:

Sudeste e Centro-Oeste

No Rio de Janeiro, a página alerta para protestos na Praia de Copacabana, milícias e crime organizado, bem como furtos em Copacabana, Ipanema, Lapa e Santa Teresa. O site ressalta ainda tiroteios em operações policiais e balas perdidas perto de favelas (citando a área próxima à Zona Sul e a Maré). Além disso, citam problemas com “água da torneira”, aconselhando o uso apenas de água de garrafas.

Em São Paulo, o governo do Reino Unido também menciona protestos que podem interromper o fluxo de estradas e transporte público. Isso, inclusive a caminho do Aeroporto Internacional de Guarulhos e, principalmente, na Avenida Paulista e no Centro Histórico. Eles apontam os locais como comuns para furtos entre cidadãos britânicos, além da Rua Augusta, Catedral da Sé, Praça da República e Estação da Luz.

O mesmo vale para Brasília. Na capital brasileira, o alerta é para furtos na estação central de ônibus, centros comerciais central e sul e manifestações na Esplanada dos Ministérios.

Norte e Nordeste

No estado do Amazonas, o FCDO desaconselha viagens fluviais ao longo do rio Amazonas e seus afluentes a oeste de Codajás e a leste de Belém do Solimões, em qualquer parte do Rio Itaquaí, Rio Japurá ou afluentes e Rio Negro e afluentes ao norte ou oeste de Barcelos.

“Há riscos para viajantes em áreas fluviais em direção ao oeste do estado do Amazonas, onde o Brasil faz fronteira com a Colômbia, Peru e Venezuela, devido à atividade criminosa”, diz o texto. Além disso, destacam a necessidade de seguir os procedimentos de segurança e usar coletes salva-vidas para evitar acidentes.

No Nordeste, segundo o órgão, os incidentes mais comuns são roubos em quartos de hotéis e motéis, incluindo assaltos. O governo desaconselha andar por áreas desertas e recomenda pegar táxis após o pôr do sol, evitando assim caminhar.

Eles também avisam sobre chuvas fortes em todas as regiões do país, sobretudo durante de novembro a março (e de abril a julho no Nordeste). Isso porque elas podem levar a inundações repentinas, bem como deslizamentos de terra em montanhas perto da costa, como o Rio de Janeiro, por exemplo.

“Siga os avisos das autoridades locais que são exibidos em placas de rua digitais e enviados para hotéis e albergues. Chuvas fortes e inundações também podem ocorrer fora das estações chuvosas designadas, em qualquer região do país. Evite viajar na estrada durante chuvas fortes”, acrescenta outro trecho do texto.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas