Relembre Vingadores e outras produções que completam 10 anos

A primeira grande reunião dos “Vingadores”, a conclusão da trilogia Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan, o fim da saga Crepúsculo, e mais

Há 10 anos, alguns esperavam o “fim do mundo” em 2012, mas o cinema recebia a estreia de grandes clássicos. Entre os principais filmes que chegaram em 2012, estão a primeira grande reunião dos “Vingadores”, a conclusão da trilogia Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan, o fim da saga Crepúsculo, e mais. 

whatsapp invite banner

Não faz muito tempo, é verdade, mas o tempo voou, e já vale um “Reencontro do Terceirão”. Abaixo, relembre 10 filmes que completam 10 anos em 2022:

Os Vingadores: The Avengers

E como esquecer da primeira reunião dos maiores heróis que o cinema já viu? Em 2012, Loki (Tom Hiddleston) retorna à Terra enviado pelos chitauri, uma raça alienígena que pretende dominar os humanos. Com a promessa de que será o soberano do planeta, ele rouba o cubo cósmico dentro de instalações da S.H.I.E.L.D. e, com isso, adquire grandes poderes. Loki os usa para controlar o Dr. Erik Selvig (Stellan Skarsgard) e Clint Barton/Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), que passam a trabalhar para ele. 

No intuito de contê-los, Nick Fury (Samuel L. Jackson) convoca um grupo de pessoas com grandes habilidades, mas que jamais haviam trabalhado juntas: Tony Stark/Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Steve Rogers/Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Bruce Banner/Hulk (Mark Ruffalo) e Natasha Romanoff/Viúva Negra (Scarlett Johansson). Só que, apesar do grande perigo que a Terra corre, não é tão simples assim conter o ego e os interesses de cada um deles para que possam agir em grupo.

007: Operação Skyfall

Há 10 ano atrás, o agente 007 chegava para mais uma operação. O roubo de um HD contendo informações valiosas sobre a identidade de diversos agentes, infiltrados em células terroristas espalhadas ao redor do planeta, faz com que James Bond (Daniel Craig) parta atrás do ladrão. A perseguição segue pelas ruas de uma cidade na Turquia e acaba em cima de um trem. Precisando impedir que a peça seja levada, M (Judi Dench) ordena que a agente Eve (Naomi Harris) dispare, mesmo sabendo que o tiro pode atingir Bond. 

É o que acontece, fazendo com que o agente 007 despenque de uma altura incrível. Considerado morto, Bond passa a levar uma vida como “fantasma” até assistir, pela TV, ao ataque terrorista sofrido pelo MI6 em plena Londres. Disposto a mais uma vez defender seu país, ele retorna à capital inglesa e se reapresenta a M, mesmo guardando uma certa mágoa dela por ter ordenado o disparo. Logo eles descobrem que o responsável pelo roubo e o atentado é alguém que conhece muito bem o modo de funcionamento do MI6.

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Em 2012, chegou às telonas o filme que marcava a conclusão épica da trilogia de Batman do cineasta Christopher Nolan. Em “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” (The Dark Knight Rises), mostra oito anos após a morte de Harvey Dent, a cidade de Gotham City está pacificada e não precisa mais do Batman. A situação faz com que Bruce Wayne (Christian Bale) se torne um homem recluso em sua mansão, convivendo apenas com o mordomo Alfred (Michael Caine). Um dia, em meio a uma festa realizada na mansão uma das garçonetes contratadas rouba um colar de grande valor sentimental. 

Trata-se de Selina Kyle (Anne Hathaway), uma esperta e habilidosa ladra que, apesar de flagrada por Bruce, consegue fugir. Curioso em descobrir quem é ela, Bruce retorna à caverna para usar os computadores que tanto lhe serviram quando vestia o manto do Homem-Morcego. Aos poucos começa a perceber indícios do surgimento de uma nova ameaça a Gotham City, personificada no brutamontes Bane (Tom Hardy). É o suficiente para que volte a ser o Batman, apesar dos problemas físicos decorrentes de suas atividades como super-herói ao longo dos anos.

Hobbit: Uma Jornada Inesperada

Outro longa que completa 10 anos é “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada”, que  acompanha Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) que vive uma vida pacata no condado, como a maioria dos hobbits. Um dia, aparece em sua porta o mago Gandalf, o cinzento (Ian McKellen), que lhe promete uma aventura como nunca antes vista. Na companhia de vários anões, Bilbo e Gandalf iniciam sua jornada inesperada pela Terra Média. Eles têm por objetivo libertar o reino de Erebor, conquistado há tempos pelo dragão Smaug e que antes pertencia aos anões. No meio do caminho encontram elfos, trolls e, é claro, a criatura Gollum (Andy Serkis) e seu precioso anel.

A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2

Em 2012, a saga Crepúsculo chegava ao fim com o lançamento do filme “Amanhecer – Parte 2”. Após dar à luz a Renesmee (Mackenzie Foy), Bella Swan (Kristen Stewart) desperta já vampira. Ela agora precisa aprender a lidar com seus novos poderes, assim como absorver a ideia de que Jake (Taylor Lautner), seu melhor amigo, teve um imprinting com a filha. 

Devido ao elo existente entre eles, Jake passa a acompanhar com bastante atenção o rápido desenvolvimento de Renesmee, o que faz com que se aproxime cada vez mais dos Cullen. Paralelamente, Aro (Michael Sheen) é informado por Irina (Maggie Grace) da existência de Renesmee e de seus raros poderes. Acreditando que ela seja uma ameaça em potencial para o futuro dos Volturi, ele passa a elaborar um plano para atacar os Cullen e eliminar a garota de uma vez por todas.

O Espetacular Homem-Aranha

Em 2012 chegava aos cinemas o primeiro filme de ação do Homem-Aranha não dirigido por Sam Raimi. Em “O Espetacular Homem-Aranha”, Peter Parker (Andrew Garfield) é um rapaz tímido e estudioso, que iniciou há pouco tempo um namoro com a bela Gwen Stacy (Emma Stone), sua colega de colégio. Ele vive com os tios, May (Sally Field) e Ben (Martin Sheen), desde que foi deixado pelos pais, Richard (Campbell Scott) e Mary (Embeth Davidtz). Certo dia, o jovem encontra uma misteriosa maleta que pertenceu a seu pai. O artefato faz com que visite o laboratório do dr. Curt Connors (Rhys Ifans) na Oscorp. Parker está em busca de respostas sobre o que aconteceu com os pais, só que acaba entrando em rota de colisão com o perigoso alter-ego de Connors, o vilão Lagarto.

Jogos Vorazes

Dez anos atrás também marcava o início da sequência de filmes de “Jogos Vorazes”. O primeiro longa abordou um futuro distante, onde boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual – e mortal – entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.

MIB – Homens de Preto 3

Em “Homens de Preto 3”, os agentes J [Will Smith] e K [Tommy Lee Jones] retornam… a tempo. J já viu coisas inexplicáveis em seus quinze anos com os Homens de Preto, porém, nada, nem mesmo alienígenas o deixam mais perplexo que seu parceiro irônico e reticente. Mas quando a vida de K e o destino do planeta estão em jogo, o agente J terá de viajar no tempo, no passado, para acertar as coisas. J descobre que o universo tem segredos que K nunca contou a ele – segredos que acabarão se revelando quando ele se unir ao jovem agente K [Josh Brolin] para salvar seu parceiro, a agência e o futuro da humanidade.

Intocáveis

Em, Intocáveis, Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos, Driss aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais ao jovem por ele não tratá-lo como um pobre coitado. De pouco em pouco a amizade entre ambos vai se estabelecendo, conhecendo melhor um o mundo do outro.

TED

Seth MacFarlane, criador de “Uma Família da Pesada”, traz o seu humor característico aos cinemas na sua estreia como roteirista, diretor e dublador de Ted. Na comédia animada por CG, ele conta a história de John Bennett (Mark Wahlberg), um adulto que deve lidar com um querido ursinho de pelúcia que ganhou vida devido a um desejo de infância… E se recusa a sair do seu lado desde então.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas