Um velho conhecido se prepara para voltar ao Windows: o menu Iniciar. Ele contará com as live tiles, como a tela Iniciar, mas aparece de uma forma – e em um lugar – facilmente reconhecível para usuários antigos do Windows.

Além dele, a Microsoft também prepara um novo modo que permite rodar apps Metro do Windows 8 na interface clássica de desktop. Os apps aparecerão em janelas – como os softwares tradicionais que há tantos anos usamos – e não substituirá completamente a interface Metro. Será mais uma opção, muito mais atraente para quem usa teclado e mouse, e não touchscreen.



Essas novidades ainda não estão prontas e não acompanharão o Windows 8.1 U1 que será disponibilizado na semana que vem. Ainda não está claro quando exatamente os usuários de Windows receberão esses recursos – provavelmente em uma atualização futura do 8.1.

Office para touchscreens

O Microsoft Office terá um novo design em sua versão para toushcreens, e a Microsoft mostrou um pouco dele hoje.

officetouch

Foto via The Verge

Ele lembra bastante o Office para iPad apresentado na semana passada: apps com a maior parte da tela em branco para seus documentos, e os menus ocupando pouco espaço na parte superior. Mas, diferentemente do encontrado no tablet da Apple, este Office será bem mais completo em recursos. E, por já ser um dos apps universais de Windows, ele não rodará apenas em computadores com touchscreen e tablets, mas também no Windows Phone.

A Microsoft não divulgou quando exatamente o novo Office para touchscreens será lançado. [The Verge 1, 2]