A ideia de a Apple acabar com o conector de 30 pinos do iPhone em favor de algo menor está por aí já faz algum tempo. Agora, a Reuters relata que o próximo iPhone virá com um novo conector, de 19 pinos.

Citando aquelas infames fontes familiares ao assunto, a Reuters sugere que o próximo iPhone virá com um conector de 19 pinos na base do aparelho, em vez do tradicional e mais alongado de 30 pinos. O motivo é, de acordo com as fontes, “dar espaço para que a saída de áudio seja movida para a parte de baixo.” Isso bate com imagens vazadas que já vimos do celular, que mostram o plug de fones de 3,5mm movido para baixo — e uma fonte generosa de controvérsia.

Não é preciso nem discorrer sobre como uma mudança no tipo de conector deixaria alguns usuários de iPhone irritados, embora isso fosse deixar um monte de fabricantes de acessórios bem felizes. Uma teoria interessante que já pintou é de que o novo conector da dock seria diretamente compatível com microUSB — mas isso pode ser apenas o desejo de alguém.

Como sempre, é impossível saber o quão preciso o rumor da Reuters é, mas evidências que pouco a pouco apontam para uma mudança de fato no tipo do conector (independente da forma que tomar) fortalecem essa possibilidade. Eu só espero que, caso aconteça, os adaptadores não sejam ruins. [Reuters]