
Review ASUS Zenbook S 14: resistente, elegante e muito poderoso
No fim do ano passado, a ASUS lançou no Brasil o Zenbook S 14, o primeiro notebook a chegar no país com os processadores Intel Core Ultra (Série 2). O produto, embora não tenha valores tão acessíveis, rapidamente se converteu em uma das melhores opções disponíveis no mercado local para quem busca uma máquina poderosa e ao mesmo tempo compacta.
Atualmente, uma das marcas mais consagradas presentes no mercado brasileiro, a ASUS conseguiu se adaptar muito bem às demandas do atual segmento de notebooks de alto nível com soluções que combinam, elegância, leveza e, obviamente, alto desempenho — aspecto que os consumidores mais exigentes não abrem mão.
E, agora, a ASUS Brasil cedeu uma unidade do produto ao Giz Brasil para a realização de testes e você, caro leitor, pode conferir nossas impressões no decorrer deste texto.
Construção e design
O notebook tem um visual bastante elegante e, realmente, passa a sensação de Premium. O dispositivo pesa pouco mais de 1Kg e tem apenas 1,1 cm de espessura. Mesmo sendo muito leve e compacta, a máquina entrega robustez e durabilidade graças à sua construção no pouco conhecido “ceraluminum”.
O material é uma liga de magnésio, alumínio e cerâmica resistente a impactos e arranhões, e que previne as incômodas marcas de digitais deixada em algumas superfícies durante o uso cotidiano. A empresa taiwanesa é uma das únicas do segmento de tecnologia que usam a solução em seus produtos, algo que vem se mostrando um grande acerto nos últimos anos.
Em dispositivos do segmento Premium, a combinação entre alto desempenho e portabilidade não é incomum, mas o Zenbook S 14 ainda consegue chamar a atenção por ocupar pouco espaço e ser muito leve, fator fundamental para consumidores que buscam portabilidade em um notebook.
Aliás, a ASUS é uma das empresas que vem investindo pesado neste tipo de conceito e, recentemente, lançou no Brasil o Copilot+ PC mais leve do mundo — o Zeenbook A14 — que pesa menos de 1 Kg e conta com a plataforma Snapdragon X, da Qualcomm.
O dispositivo ainda conta com uma entrada HDMI 2.1, duas USB-C Thunderbolt 4, além de um conector de 3,5 milímetros para áudio. O produto também possui conexão USB-A, útil para conectar acessórios um pouco mais antigos ao dispositivo, e uma câmera com IA embarcada, que melhora a resolução da imagem e ajusta o enquadramento de acordo com o posicionamento da cabeça do usuário.
Tela
No Zenbook S14, a Asus optou por implementar uma tela OLED de 14 polegadas sensível ao toque, com resolução 3k, taxa de atualização de 120 Hz e brilho máximo de 500 nits. No geral, no quesito display, ele cumpre bem o que se espera de um dispositivo topo de linha e nesta faixa de preço.
Para quem não está familiarizado com a tecnologia, o OLED (Organic Light-Emitting Diode) conta com pixels com iluminação própria. Isso significa que os painéis com a tecnologia podem exibir cores vibrantes e pretos mais profundos que as soluções convencionais — sem aquele aspecto acinzentado característico de soluções menos nobres.
Embora seja uma máquina focada em IA e produtividade, isso não quer dizer que os usuários não possam usar o produto para entretenimento. O display de alta qualidade permite uma boa experiência durante a reprodução de séries e filmes, além de uma boa visualização de mundos virtuais em alguns jogos mais leves.
É importante destacar também que, dentro do aplicativo “MyAsus”, é possível controlar parâmetros da tela com alta precisão e ajustar as configurações de exibição da forma que se ajuste melhor ao gosto de cada usuário. A tela do Zenbook S14 dificilmente decepcionará os compradores, incluindo os mais exigentes.
Teclado e touchpad
O notebook dispõe de um teclado que, mesmo sendo um pouco menor que os presentes em modelos de 16 polegadas, oferece uma experiência de digitação bastante confortável. Além disso, durante os testes a interação foi bem silenciosa, o que deve agradar aos usuários que odeiam sons irritantes de teclas durante o manuseio.
Os consumidores que optarem pelo produto ainda terão a possibilidade de ativar a retroiluminação em três diferentes intensidades. O recurso melhora a visualização das teclas em ambientes pouco iluminados. Outro destaque do dispositivo é o botão “Copilot”, que funciona como um atalho para facilitar o acesso à ferramenta de IA.
Assim como o teclado, o touchpad é bem compacto, mas ainda assim é responsivo confortável de usar. Outro detalhe que vale a pena mencionar é que o componente tem suporte a gestos personalizados. Ele facilita baixar e aumentar o volume ou avançar e voltar na timeline de vídeos, por exemplo.
Desempenho
A máquina está disponível no mercado brasileiro com o processador Intel Core Ultra 7, de segunda geração. O componente faz parte da série Lunar Lake, apresentada pela Intel no ano passado, que promete ganhos significativos de performance, eficiência de energia, processamento nativo de IA e melhor qualidade gráfica durante a execução de jogos — embora não seja o propósito principal do produto.
Outro detalhe interessante é que, na atual geração, a memória RAM de 32 GB vem integrada ao processador, o que, de acordo com a própria Intel, permite proporcionar uma menor latência durante a troca de informações entre os componentes. O consumo de energia também é muito menor, mas a empresa planeja desvincular os dois componentes nas próximas gerações por questões mercadológicas.
É importante destacar também que os consumidores podem encontrar versões com até 1 TB de armazenamento interno. Isso é mais do que suficiente para guardar arquivos pessoais e instalar softwares. Na verdade, esta capacidade de armazenamento já se tornou uma espécie de padrão da indústria da tecnologia quando se trata de notebooks topo de linha.
O Zenbook S 14 não é uma máquina projetada para jogos, mas pode oferecer uma boa experiência em alguns títulos menos exigentes. Em jogos como “Marvel Rivals” e “Counter-Strike 2”, a máquina não teve grandes problemas para executar os títulos, embora tenha aquecido um pouco acima do normal entre 40 minutos e 1 hora de gameplay.
Em jogos mais exigentes, os usuários certamente vão notar quedas de FPS, travamentos e alguns outros problemas de desempenho. Para quem joga com frequência a melhor escolha será mesmo um PC gamer, mas jogadores casuais podem ficar satisfeitos com que o notebook da ASUS oferece.
Bateria
A máquina chega de fábrica com uma bateria de 72 Wh que, segundo a Asus, é capaz de durar até 27 horas. Durante os testes, o produto impressionou bastante pela autonomia de energia, exigindo recarga a cada dois dias.
Acompanhando o notebook, os usuários receberão também um carregador de 65 W bem compacto, que proporciona um carregamento bem veloz. Além disso, graças à bateria de alta duração, não há qualquer necessidade de recarregar 100% para garantir uma boas horas de uso.
Vale a pena?
No geral, o Zenbook S 14 cumpre muito bem o que promete: uma máquina de alto desempenho, compacta e super resistente. O produto ainda apresenta uma tela de alta qualidade. E ainda oferece enorme autonomia de energia para os usuários não se preocuparem com a bateria durante a correria do dia a dia.
Sendo um produto Premium, é de se esperar que o preço seja um pouco mais elevado, custando algo em torno de R$ 11 mil. Ainda assim, quem busca uma máquina com as características mencionadas no parágrafo anterior, certamente, não se decepcionará com o portátil desenvolvido pela gigante taiwanesa.
A única ausência que os mais exigentes podem sentir ao colocar as mãos no produto é o leitor de impressões digitais. Isso provavelmente foi sacrificado para manter um design mais compacto. No entanto, ainda há a tecnologia de reconhecimento facial que oferece um nível maior de segurança ao aparelho.