Revisitando o estranho legado do jogo The Lord of The Rings: The Third Age

O game baseado na franquia que ousou criar uma segunda Sociedade do Anel
Lord of the Rings: The Third Age
Imagem: EA Games

Os filmes de O Senhor dos Anéis foram um marco e também expandiram o universo rico de J.R.R. Tolkien para os videogames. A série tem de tudo, desde jogos de ação hack-and-slash tradicionais a combate em estratégia, mas um dos mais estranhos e interessantes de todos foi The Third Age, de 2004 . Parte Final Fantasy, parte contando o filme e traz um estranho questionamento: como você conta a história da Sociedade do Anel, sem a Sociedade?

whatsapp invite banner

A resposta: você cria sua própria.

Embora não haja Hobbits na comitiva de The Third Age, seu grupo segue essencialmente à sombra da Sociedade desde o início com um elemento pitoresco. Existem dois Gondorianos, um cavaleiro chamado Berethor e um guerreiro chamado Elegost, dois Rohirrim, um membro da guarda de Théoden (Éoaden), um aldeão (Morwen), uma elfa (Idrial) e um anão (Hadhod).

A história começa com Berethor sendo emboscado no caminho para Valfenda para acompanhar o grupo de Boromir ao conselho de Elrond na Sociedade do Anel. A partir daí, é uma re-imaginação de 30 horas dos filmes com mecânica de RPG parecido com Final Fantasy X.

Lord of the Rings: The Third Age

Imagem: EA Games

É cômico como essa Sociedade de The Third Age reuniu pessoas aleatórias, em vez de ser algum tipo de título formal, como o que Elrond concede a Frodo e seu grupo. Guiado pela comunicação psíquica de Gandalf – na forma de cenas desbloqueáveis ​​dos filmes e na nova narração de Sir Ian McKellen (por que ele não pensou em fazer isso com Frodo depois que a Sociedade se separou? Sua morte e renascimento não o impediram conversando com Berethor).

Berethor e seus amigos correm das florestas ao redor de Valfenda para Moria. Então, de lá para as aldeias de Rohan e o Abismo de Helm, e eventualmente Osgiliath, Minas Tirith, e até literalmente o topo de Barad-dûr para cutucar o olho gigante de Sauron para encerrar o jogo.

Além de raros momentos, o grupo está ao lado dos personagens principais de LOTR, seja ajudando Gandalf a lutar contra o Balrog em Moria e o Rei Bruxo em Minas Tirith, ou auxiliando Aragorn, Legolas e Gimli a segurar o Abismo de Helm. Eles estão na sombra da Sociedade primária, apenas fora da tela ou atrás deles. Em um ponto em Moria, é o seu grupo que vê o esqueleto que Pippin derrubou pousar bem na sua frente. Em outro, conforme você sobe os níveis de Minas Tirith durante o cerco para ajudar Gandalf, você literalmente alcança o topo enquanto Denethor corre gritando por você em chamas, transformando sua morte em algo que precisa do tema de Benny Hill tocando ao fundo:

Apesar de todo o absurdo não comentado de ter um jogo do Senhor dos Anéis sendo jogado tão próximo dos personagens e eventos dos filmes (mas com protagonistas originais), são os momentos em que a história de The Third Age distancia-se da premissa dos filmes que seja o mais estranho. No início do comunicado de Gandalf com Berethor, você descobre que o mago escolheu você para algum tipo de grandeza que o cavaleiro não consegue se lembrar (provavelmente é “vamos deixar você cutucar o olho de Sauron com um bastão em 40 horas enquanto Frodo faz o trabalho real ”).

Na verdade, Berethor não consegue se lembrar de nada no início do jogo, exceto que: a) ele abandonou a batalha anterior por Osgiliath entre as forças Gondorianas sob o comando de Boromir e Faramir e os orcs de Sauron, e b) ele deveria alcançar o grupo de Boromir no Conselho de Elrond. E ainda, ao longo das primeiras partes de The Third Age, Berethor é atormentado por essas visões – tanto os avisos de Gandalf quanto as ameaças sombrias de Saruman (um retorno de Christopher Lee ).

Eventualmente é revelado que Berethor é aparentemente o ser humano mais maltratado na Terra Média. Antes dos eventos do jogo, ele foi enfeitiçado por Saruman, que acreditava que Boromir iria sucumbir ao poder do Anel e reivindicá-lo para Gondor no Conselho de Elrond (ou arrancá-lo de Frodo). Com Berethor como cúmplice desconhecido de Saruman na reunião, ele iria despertar como O Candidato Gondoriano e levar o anel para Saruman.

Mas ele não fez isso! E Berethor estava bem, porque…sim. Porque ele ficou ao lado de Aragorn por um tempo no Abismo de Helm? Não ficou claro. Mas isso não é tudo! Ele puxa o que só pode ser descrito como um “Aragorn reverso”. Primeiro, há uma subtrama de romance completamente sem vida em que Berethor se apaixona por Idrial depois dela resgatá-lo no início do jogo, apenas para ela dizer “espere, estamos apresentando uma mulher de Rohan para você ficar com ela”.

Além disso, durante a segunda batalha de Osgiliath, é revelado que a razão de Berethor fugir da primeira vez foi devido ao fato de que, como Frodo, ele foi apunhalado com a lâmina de Morgul do Rei Bruxo. Ao contrário de Frodo, isso não envenenou Berethor lentamente e o transformou em um Espectro, apenas … não fez nada até que ele teve que arrancar a ponta da lâmina Morgul de seu peito no meio da luta para que pudesse causar danos ao Espectros do Anel.

Ainda mais louco que esta fanfic absurda da Terra Média envolve uma imitação superficial da mecânica de combate de Final Fantasy X que, na época, era um dos RPGs de console mais amados. Isso torna revisitar The Third Age como jogar uma mistura estranha de RPG de fantasia baseado em turnos muito bom entre momentos de Ian McKellen despejando conhecimento de Senhor dos Anéis para você. E ainda há um charme em sua loucura involuntária que poucos outros jogos de LOTR capturaram desde então.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Existem jogos melhores – como a duologia Shadow of Mordor / Shadow of War – mas nenhum capturou tanto os temas centrais dos filmes e dos romances de Tolkien. Está tudo aí, da sua maneira esquisita: a ideia de perseverança diante das trevas, de que os mais improváveis ​​entre nós podem enfrentar a situação e se tornar heróis, de que o destino pode ser desafiado e tomado em suas mãos.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas